Powered By Blogger

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sistema prioriza atendimento à saúde mental

Relatório divulgado pela OMS ressalta pontos positivos em atendimento psicológico, como oportunidade para governos de países necessitados


Por Camila Furtado - Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA

A Organização Mundial da Saúde – OMS divulgou um relatório que destaca a importância de se oferecer assistência à saúde mental, após situações emergenciais. O relatório de 110 páginas diz que com a prestação deste serviço, aqueles que enfrentam emergências, podem recuperar e reconstruir suas vidas de forma mais positiva, já que existe este suporte psicológico.
Os testes do atendimento ligado à saúde mental, como forma de amenizar circunstâncias graves foram feitos em alguns países como Siri Lanka, Iraque, Somália, dentre outros que consequentemente, mostraram pontos positivos e por isso, continuam oferecendo o serviço de saúde. O relatório reforça as vantagens alcançadas por países que passaram por experiências catastróficas, enfatizando a oportunidade de os governos incentivarem os afetados através deste sistema.
Mesmo com o apoio dado pelas agências humanitárias que contribuem para recuperação mental, a OMS diz que boa parte deste apoio tende a ser de curta duração. Para Mark Van Ommeren do Departamento da OMS de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, como as pessoas afetadas por acontecimentos catastróficos têm problemas de longo prazo, é de total relevância fazer com que esta assistência seja realizada também em longo prazo.
Tendo em vista que os serviços priorizam fortalecer a saúde mental de pessoas atingidas, os governos de vários países, principalmente dos países de baixo e médio rendimento, têm a oportunidade de contribuir com a recuperação psicológica de populações atingidas por desastres e casos emergenciais. Neste sentido, o relatório orienta como realizar trabalhos voltados para a saúde mental, destacando outros países que aderiram à causa, contribuindo ainda para o reconhecimento e melhoramento de políticas públicas.

Fonte: (EN)Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.