Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Estatísticas ainda assustam

Por Érika Vale - Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA

Nesta terça-feira, 10, várias instituições de saúde no Brasil e no Mundo lembraram o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio realizando mobilizações, palestras e eventos diversos.Uma das ações é organizada pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio, quando foram realizadas várias mobilizações em todos os continentes incluindo uma "volta de bicicleta" pelo globo para aumentar a conscientização para a prevenção. 
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na tentativa de conscientizar a cerca da questão que é considerada um problema de saúde pública para a Organização Mundial de Saúde.
E a motivação não é sem motivo, as estatísticas sobre as ocorrências de suicídio são crescentes. No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, sendo que um milhão de pessoas por ano tiram a própria vida. No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia e ao menos outras 50 tentam tirar a própria vida. Os números apontam ainda que as mortes por suicídio superam as mortes por homicídio e guerras combinados.
Outro detalhe importante sobre os casos de suicidas é que estes, em grande parte, sofrem de problemas mentais, e raramente buscam os serviços de saúde. A psicóloga tocantinense Elizama Alencar argumenta que a associação suicídio é problemas mentais está muito presente principalmente na população de baixa renda. “É preciso à formatação de políticas públicas de prevenção voltadas especialmente a este público”, diz. 

Atendimento online
O site CVV (Como vai você) traz um diferencial no atendimento às questões relacionadas à saúde mental, inclusive intenções de suicídio. Através do site http://www.cvv.org.br/ os interessados recebem atendimento online e informações diversas sobre o assunto.

Fonte: (EN)Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.