Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Querer Traz Mais Satisfação do Que Ter


Ilusões de vida curta
Consumidores auferem mais prazer ao desejar os produtos do que ao efetivamente comprá-los e tê-los para si.
Apesar disso, grande parte dessas pessoas se aventura em dívidas acreditando que suas compras poderão trazer mudanças na sua vida e fazê-las mais felizes.
"Pensar sobre as compras aumenta a felicidade momentânea nas pessoas materialistas, e como elas tendem a pensar um bocado sobre comprar, esses pensamentos fornecem injeções de ânimo frequentes," explica Marsha Richins, da Universidade de Missouri (EUA).
O problema é que essas injeções de ânimo e melhoria de humor têm vida curta.
Ilusão da felicidade
A ilusão da  felicidade  comprada se esvai tão logo a compra é feita, concluiu o estudo.
"Embora as pessoas ainda sintam emoções positivas após fazerem uma compra, essas emoções são menos intensas do que antes da compra," explica a pesquisadora.
Pessoas materialistas tendem a comprar muito mais do que outros consumidores, o que as torna mais propensas a se endividar, já que elas acreditam que comprar coisas as fará mais felizes.
É claro que comprar compulsivamente tem consequências além das financeiras,  conforme já indicado por outros estudos.
Agora, os pesquisadores documentaram esses comportamentos e as expectativas das compras em três estudos diferentes, comparando consumidores materialistas e pessoas cujas respostas a um questionário padrão não mostrou sinais de materialismo - uma crença exacerbada de que o bem-estar é derivado das coisas materiais.
Mudar a vida
Os materialistas demonstraram emoções positivas significativamente mais fortes quando pensavam em comprar coisas.
Isso foi válido tanto para coisas baratas, de uso no dia-a-dia, quanto para objetos caros, como automóveis.
E também se repetiu quando os pesquisadores compararam compras que poderiam ser feitas a curto prazo e compras que seriam feitas no futuro distante.
A intensidade do aumento de satisfação que as pessoas experimentaram ao pensar em um compra mostrou-se diretamente relacionada às expectativas que essas pessoas tinham de que os bens modificariam suas vidas.
 
Fonte: Diário da Saúde
 
Disponível em:<http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=querer-traz-mais-satisfacao-ter&id=8533>. Acesso em: 04 fev. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.