Quando somos derrotados, adotamos comportamentos que agravam ainda mais os nossos problemas. Reconhecer depressa esses males da alma é o primeiro passo para nos livrarmos deles.
Casamentos lembram aquelas histórias infantis que terminam com a mocinha, o príncipe encantado e a frase: ‘e viveram felizes para sempre’. Com o passar dos anos, aprendemos que a felicidade é um pássaro de voo rápido, que nos visita quando quer, nos enche de alegria e voa para longe, às vezes deixando a tristeza em seu lugar.
Lidar com todas as dificuldades que a vida impõe é uma tarefa heróica e nem sempre conseguimos realizar como gostaríamos. Quando somos derrotados, adotamos comportamentos que agravam ainda mais os nossos problemas. Reconhecer depressa esses males da alma é o primeiro passo para nos livrarmos deles.
O primeiro episódio da série ‘Males da Alma’ trata sobre a depressão. Para ilustrar os transtornos que essa doença pode causar na vida de uma pessoa, a série mostra a história de Neilde Nogueira, que sofria de depressão crônica há seis anos. A reportagem acompanhou durante 40 dias o início do tratamento da paciente. Ainda no episódio, Drauzio conversa com Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e abre a discussão sobre o excesso de medicalização e como distinguir as diferenças entre uma tristeza e uma patologia.
Saiba onde encontrar ajuda:
Fonte: Portal G1/ Fantástico
Disponível em: <http://g1.globo.com/ fantastico/quadros/Males-da- alma/noticia/2013/02/serie- explica-diferenca-entre- tristeza-que-faz-parte-da- vida-e-depressao.html>. Acesso em: 18 fev. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.