Powered By Blogger

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Psicologia Social


Estudos mostram quais são os mecanismos sociais e psicológicos que influenciam o aumento da ansiedade com a diminuição do espaço para viver, para realizar as compras e outras tarefas cotidianas
 
 Sergio Senna Pires, psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e do comportamento não verbal.
Edinaldo Rodrigues de Oliveira, administrador, graduando em Gestão de Sistemas de Tecnologia da Informação, pós-graduado em Engenharia de Software. Integra a equipe de analistas do Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal (IBRALC).
Com a aproximação do final de ano, muitas lojas e espaços comerciais começam a preparar a decoração de Natal. isso nos remete às lembranças de nossas últimas compras de Natal e o quão sofrível pode ser essa atividade. além disso, agrava-se a situação nos transportes coletivos dos grandes centros urbanos brasileiros, incapazes de comportar a quantidade de pessoas a serem transportadas nos horários de maior movimento. Muitas pessoas relatam uma elevada ansiedade diante dessas experiências. será que essa percepção tem uma explicação científica? 
Evidentemente que muitos fatores podem fazer parte da resposta a essa questão. a visão científica ocidental, normalmente, é bem fragmentada e parte de um ponto de vista de apenas alguns processos para explicar um fenômeno. Raramente utilizamos uma abordagem sistêmica, que possa integrar as diferentes razões pelas quais um fenômeno é observado.
Não ocorre de forma diferente com a ansiedade, que é um fenômeno multideterminado. Para desenvolvermos esse tema, partiremos da premissa de que coexistem processos psicológicos básicos e processos superiores (ValsiNER, 2007). os básicos são mais antigos, normalmente não conscientes e são diretamente relacionados com o funcionamento do sistema nervoso autônomo (sNa). Já os processos superiores nos diferenciam dos outros animais e são constituídos: (1) pela ação conscientemente controlada; (2) pela memorização ativa e (3) pelo pensamento abstrato (VYGoTsKY, 2007).
a maioria dos cientistas focaliza sua atenção em um ou outro conjunto de processos, devido à grande complexidade que enfrentamos ao considerarmos o psiquismo humano como um todo. Valsiner (2007) explica que a confusão tende a desaparecer quando entendemos que os processos básicos não prevalecem, necessariamente, sobre os superiores e vice-versa. sobretudo, atuam concomitantemente, de forma isolada ou articulada, e não há como generalizar qual deles prevalecerá ou funcionará como “orientador” principal de determinado comportamento. No caso da ansiedade por aumento da densidade populacional, fica clara a interação desses diferentes tipos de processos psicológicos.
 
Leia reportagem completa: http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/84/psicologia-social-estudos-mostram-quais-sao-os-mecanismos-sociais-277264-1.asp
 
Fonte: Revista Mente e Cérebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.