Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Os verdadeiros distúrbios. O TDAH e o TOC como algumas das patologias a serem diagnosticadas sob sintomas de hipo ou hiperatividade: das características ao diagnóstico correto.


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é, sem dúvida, um dos mais estudados (e confundidos) distúrbios causadores da hiperatividade. Diz-se que é confundido porque se associam a esse distúrbio tantos sintomas e características, que os mesmos acabam por confundir os mais leigos e até mesmo alguns profissionais. Dentro dos sintomas do TDAH aparece a desatenção que, segundo vários autores, pode ser causada por uma hipoatividade dopaminérgica mesocortical. É provável que tenha surgido daí a afirmação da hipoatividade como distúrbio. Por isso, é necessário verificar o seguinte: 
O que é dopamina? 
A definição mais simples passou a ser, mais recentemente, a de que a dopamina é um neurotransmissor, sendo segregada pelo neurônio na sinapse, quando se combina com seus receptores específicos nos neurônios adjacentes. Portanto é um neurotransmissor sintetizado por certas células nervosas, que age em algumas regiões do cérebro, promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a motivação. Discussões ainda mais recentes a este respeito apontam para o fato de a dopamina tanto despertar o prazer quanto a repulsa por algum objeto ou situação. Alguns pesquisadores preferem citar que a dopamina faz com que um objeto ou situação relevante não passe despercebido. Neste caso, ela está mais para motivadora ou despertadora da atenção (seja para o prazer ou para a repulsa) do que apenas estimuladora do prazer como se publicava anteriormente. 
Daí o termo hipoatividade dopaminérgica, que propõe uma significativa diminuição desse processo e, na sequência, uma severa diminuição da atividade do indivíduo que apresenta essa hipoatividade, que é refletida nas ações por um período de tempo que varia para cada indivíduo. 
Vários estudos comprovam que “a desatenção no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é principalmente associada à hipoatividade dopaminérgica mesocortical. Contudo, variações dopaminérgicas mesotalâmicas também afetam o controle da atenção e, possivelmente, originam alterações atencionais no TDAH“.
TDAH - O que se sabe atualmente 
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), “o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD”.
 
Leia reportagem completa: http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/81/os-verdadeiros-disturbios-o-tdah-e-o-toc-como-270926-1.asp
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.