Powered By Blogger

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Liberdade Possibilita Dizer Não ao Gozo: Psicanalista seguidora de Jacques Lacan e escritora reconhecida, Betty Milan aborda em sua obra inúmeros temas que mexem com a mente e a alma humanas


Com surpreendente desenvoltura, Elizabeth Milan Mangin transita pelos meandros da mente humana sem maiores problemas, seja em sua obra literária ou em seu ofício de analisar as mazelas da vida. Betty Milan é autora de romances, ensaios, crônicas e até peças de teatro. Suas obras também foram publicadas na França, país o qual divide com o Brasil sua moradia, Argentina e China. Um dos assuntos preferidos da psicanalista é o amor.
"Esse sentimento e suas variantes, o sucesso e o insucesso, a fidelidade e a infidelidade são temas eternos. O que muda é a forma de lidar com o sentimento amoroso. Nós, hoje, não nos orientamos por regras prefixadas e também não inventariamos os casos possíveis. Acreditamos, pelo contrário, que cada caso é único, por mais que guarde semelhanças com outros. Com a descoberta do inconsciente, a ideia da particularidade de cada indivíduo se impôs. Sabemos que ninguém vive o amor da mesma maneira", opina.
Uma de suas obras mais reconhecidas é Quem ama escuta. O livro aborda uma Nova Educação Sentimental, baseada na escuta. A escrita de Betty faz o leitor refletir, sem preconceito, a respeito dos dramas da vida. A obra reúne colunas publicadas na época em que a psicanalista mantinha um consultório sentimental on-line.
Em Fale com ela, outro título de sucesso, Betty responde perguntas bem instigantes, como a mulher que é amante de um homem comprometido e não suporta o triângulo; a jovem que se relaciona sexualmente pensando no irmão; o homossexual que procura prostitutas para se convencer de que é hetero.
Entre outras atividades, Betty colaborou nos principais jornais brasileiros e foi colunista da Folha de S. Paulo e da Veja. Trabalhou para o Parlamento Internacional dos Escritores, sediado em Estrasburgo, na França. Em março de 1998, foi convidada de honra do Salão do Livro de Paris, cujo tema era o Brasil. Antes de se tornar escritora, se formou em Medicina pela Universidade de São Paulo e se especializou em Psicanálise na França, com Jacques Lacan.
 
 
Fonte: Revista Psique Ciência e Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.