Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Susam Vai Construir Oito SRTs Para Pacientes Com Distúrbios Mentais: a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para construção dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) nas casas para onde serão encaminhados os pacientes residentes no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER).


Serão construídas oito casas inicialmente, onde irão residir os 36 pacientes que não possuem família ou amigos fora da unidade de saúde.
De acordo com a Susam, as casas serão construídas uma ao lado da outra, formando uma pequena vila em um terreno localizado à rua A, bairro Santa Etelvina, na Zona Norte, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, que assumirá o atendimento dos pacientes com distúrbios mentais.
Modelos
As casas modelos terão o mesmo padrão e serão divididas em dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área externa com lavanderia, o que deve permitir o convívio entre os pacientes e a comunidade local.
A planta do projeto prevê a construção de dois blocos com quatro casas de um lado e quatro casas do outro lado do terreno. Na área livre entre os dois blocos será construída uma área de convivência.
Segundo a coordenadora estadual da área de saúde mental, Lourdes Siqueira, os SRTs fazem parte de um modelo definido pela Lei 10.216/2001, que trata da reforma psiquiátrica, como um serviço substitutivo ao hospital psiquiátrico e que foi mantido pela rede de atenção psicossocial como alternativa para os pacientes que estiveram internados por muito tempo. 
“Os pacientes serão avaliados individualmente por equipe especializada e terão o acompanhamento necessário, conforme o grau de dependência. Além disso, será disponibilizada uma equipe de cuidadores que ficarão 24h. O objetivo é dar o máximo de autonomia e independência aos usuários”, disse Lourdes.
Os pacientes que residem no Centro Psiquiátrico estão reaprendendo as atividades da vida diária, como ir ao banco, supermercado, lidar com dinheiro entre outras atividades.
A construção dos SRTs envolve investimentos de pouco mais de R$ 1,1 milhão, em recursos de origem federal e estadual.
 
Fonte: Em Tempo On-line via Associação Brasiliera de Psiquiatria
 
Disponível em:<http://abp.org.br/2011/medicos/imprensa/clipping-2>. Acesso em: 06 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.