Serão construídas oito casas inicialmente, onde irão residir os 36 pacientes que não possuem família ou amigos fora da unidade de saúde.
De acordo com a Susam, as casas serão construídas uma ao lado da outra, formando uma pequena vila em um terreno localizado à rua A, bairro Santa Etelvina, na Zona Norte, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, que assumirá o atendimento dos pacientes com distúrbios mentais.
Modelos
As casas modelos terão o mesmo padrão e serão divididas em dois quartos, banheiro, sala, cozinha e área externa com lavanderia, o que deve permitir o convívio entre os pacientes e a comunidade local.
A planta do projeto prevê a construção de dois blocos com quatro casas de um lado e quatro casas do outro lado do terreno. Na área livre entre os dois blocos será construída uma área de convivência.
Segundo a coordenadora estadual da área de saúde mental, Lourdes Siqueira, os SRTs fazem parte de um modelo definido pela Lei 10.216/2001, que trata da reforma psiquiátrica, como um serviço substitutivo ao hospital psiquiátrico e que foi mantido pela rede de atenção psicossocial como alternativa para os pacientes que estiveram internados por muito tempo.
“Os pacientes serão avaliados individualmente por equipe especializada e terão o acompanhamento necessário, conforme o grau de dependência. Além disso, será disponibilizada uma equipe de cuidadores que ficarão 24h. O objetivo é dar o máximo de autonomia e independência aos usuários”, disse Lourdes.
Os pacientes que residem no Centro Psiquiátrico estão reaprendendo as atividades da vida diária, como ir ao banco, supermercado, lidar com dinheiro entre outras atividades.
A construção dos SRTs envolve investimentos de pouco mais de R$ 1,1 milhão, em recursos de origem federal e estadual.
Fonte: Em Tempo On-line via Associação Brasiliera de Psiquiatria
Disponível em:<http://abp.org.br/2011/medicos/imprensa/clipping-2 >. Acesso em: 06 ago. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.