Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Padecer no Paraíso: conheça alguns transtornos psíquicos na gestação e no pós-parto que comumente acometem as mulheres, como amenizar o sofrimento e até evitá-los


A gestação é um momento muito especial e peculiar na vida da mulher e de toda a sua família. É um período de mudanças, tanto físicas quanto psíquicas, com o propósito de gerar uma vida. Essas modificações e novidades criam uma grande expectativa e, infelizmente, neste período em que muitos imaginam que seja apenas de felicidade e tranquilidade, por vezes, pode servir como palco para o surgimento ou agravamento de diversos transtornos psíquicos.
Sabe-se que a saúde mental materna é fundamental não só para o bem-estar da própria mãe, mas também do bebê e da sua família, além de ser um dos fatores determinantes para uma gestação e puerpério sem intercorrências. Na última década, tem-se dado cada vez mais importância ao tema pelos profissionais da área da saúde e pela mídia. A disseminação dos conceitos de transtornos psíquicos perinatais reduz o estigma e permite que as mulheres reconheçam que estão doentes e procurem ajuda. "A depressão perinatal é definida como a presença de um episódio de depressão maior que ocorre durante a gestação ou até 12 meses após o parto."
Estima-se que a prevalência de depressão perinatal seja em torno de 12%¹ na população geral, mas esses valores podem chegar a 43% em mulheres com transtorno depressivo prévio e a alcançar 68% em mulheres que optaram por descontinuar o tratamento de manutenção com psicofármacos.²
Similarmente, altas taxas de transtornos ansiosos, incluindo transtorno de pânico, transtorno obsessivo- compulsivo e transtorno do estresse pós-traumático também são encontradas³. O medo de que o bebê morra no berço pode ser patológico, assim como a aversão associada a trabalhos de parto prévios dolorosos e à recorrência de tensão, pesadelos e memórias negativas que se mantêm até o próximo trabalho de parto.
 
 
Fonte: Revista Psique Ciência e Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.