Agosto de 1922. Entre os eventos previstos para celebrar o centenário da Independência do Brasil, foi inaugurado no Rio de Janeiro o Museu Histórico Nacional (MHN), o primeiro do gênero no país. Neste mês, a instituição celebra seus 90 anos com uma mostra que conta sua trajetória, da exposição internacional inaugural lançada pelo presidente Epitácio Pessoa até os dias de hoje.
Tendo Gustavo Barroso como diretor pelos primeiros 35 anos, o MHN constituiu sua coleção – formada por moedas, condecorações, medalhas, uniformes militares, pinturas históricas, documentos e louças brasonadas – seguindo uma lógica de glorificação da história do Brasil por meio da exaltação de feitos militares e heróis.
Ao longo dos anos, a coleção foi se diversificando, incluindo temas e objetos voltados para o cotidiano da sociedade. O prédio onde funciona o MHN foi construído em 1762 e conserva suas características originais.
Fonte: Revista História Viva
Disponível em:<http://www2.uol.com.br/ historiaviva/noticias/o_ primeiro_museu_de_historia_do_ brasil.html>. Acesso em: 28 ago. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.