Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Esta cor dos olhos está relacionada com o alcoolismo

Esta cor de olhos também está relacionada com a baixa tolerância à dor e elevada competitividade.
Uma mera coincidência, ou será que as pessoas de olhos azuis têm realmente um risco maior de se tornarem alcoólatras? Um novo estudo da universidade de Vermont sugere que esta ligação não só existe, como parece ser genética.
Em um relatório publicado no Jornal Americano de Medicina Genética Parte B: Genética Neuropsiquiátrica, pesquisadores descobriram que entre os euro-americanos, aqueles com olhos de cor clara — descritos como sendo verdes, cinza ou castanhos — têm uma maior taxa de dependência ao álcool do que os euro-americanos com olhos castanho-escuros; e esta ligação é mais pronunciada nas pessoas com olhos azuis.
“Ainda não sabemos a razão,” disse o pesquisador Dawei Li no comunicado a imprensa na Universidade de Vermont, mas eles sabem que os mesmos genes que determinam a cor dos olhos estão situados ao longo do mesmo cromossoma que os genes conhecidos por estarem associados à dependência do álcool.
Não é a primeira vez que se descobre uma associação entre a cor dos olhos e o consumo de álcool: um estudo de 2000 chegou a uma conclusão semelhante, mostrando que numa amostra de mulheres, as possuidoras de olhos escuros consumiram uma média de 4,91 bebidas alcoólicas no mês anterior ao da pesquisa, enquanto que a média para as mulheres com olhos de cor clara foi de 5.78.
Os olhos azuis também estão relacionados com outros atributos, incluindo baixa tolerância à dor e elevada competividade, relata o Medical Daily. “Isto sugere uma possibilidade muito interessante — de que a cor dos olhos pode ser útil para diagnosticar a dependência do álcool” diz o principal pesquisador, Arvis Sulovari. Os pesquisadores dizem que estas descobertas podem nos ajudar a ter uma melhor compreensão das raízes, não só do alcoolismo, mas também de outras doenças psiquiátricas. (Veja quantos americanos são considerados como tendo um problema com a bebida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.