Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cigarro pode aumentar risco de esquizofrenia, aponta pesquisa

Cigarro

Parar de fumar te parece quase impossível? Aqui está mais um motivo para banir o cigarro da sua vida. Um novo estudo sugere que fumar pode aumentar o risco de desenvolver esquizofrenia. A descoberta foi publicada na Lancet Psychiatry, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo.
A ligação entre o cigarro e a esquizofrenia não é nova. Pesquisas anteriores apontavam que o índice de tabagismo entre os esquizofrênicos é maior que entre a população geral. Porém, acreditava-se que os esquizofrênicos simplesmente recorriam mais ao cigarro para tentar lidar com o estresse causado pela doença. Agora, pesquisadores da Kings College London apontam que pode haver uma relação de causalidade entre o cigarro e a esquizofrenia.
O dobro da chance
Após analisarem 61 estudos, com um total de 290 mil participantes, os pesquisadores descobriram que pessoas que fumam diariamente têm o dobro de chance de ter esquizofrenia.
Além disso, fumantes tendem a desenvolver a doença um ano antes dos não-fumantes. A explicação mais provável é que a nicotina altera os níveis de dopamina - neurotransmissor associado à sensação de euforia -- no cérebro.
Nos últimos 50 anos, a explicação mais acolhida pela comunidade científica para a causa da esquizofrenia é a "hipótese da dopamina". Segundo esta corrente, a esquizofrenia decorre do excesso de dopamina no lobo temporal, região responsável pela percepção e pela memória, e de sua falta no lobo frontal, região ligada ao pensamento.
Hoje, mais de 21 milhões de pessoas sofrem de esquizofrenia ao redor do mundo.
Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.