Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sesa prepara profissionais para a implantação da Rede Psicossocial no Estado


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da Coordenação Estadual de Saúde Mental realiza nos dias 25 e 26 deste mês, a oficina para implantação da Rede Psicossocial no Amapá (RAPS).  O objetivo do evento é oportunizar aos gestores e técnicos da saúde o conhecimento dos diversos componentes da rede psicossocial, a legislação referente aos serviços, o financiamento, além de possibilitar estratégias de pactuação e contratualização, beneficiando a demanda crescente de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por cuidados em Saúde Mental em todos os níveis de atenção. A oficina acontece na Escola de Administração Pública, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os transtornos mentais serão a segunda causa de adoecimento da população em 2020. Diante deste e de outros dados importantes é que o Governo Federal através da Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária.
A Rede de Atenção Psicossocial estabelece os pontos de atenção (serviços) para o atendimento de pessoas com transtornos mentais, incluindo a dependência de crack, álcool e outras drogas. A Rede ampliará o acesso à atenção psicossocial da população em geral; promoverá o acesso das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de substâncias químicas e suas famílias aos pontos de atenção; garantirá a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências; ações intersetoriais para reinserção social e reabilitação, incluindo ações de prevenção e de redução de danos.
De acordo com a coordenadora do programa de saúde mental do Estado, Michelle Maleama, a oficina vem capacitar os profissionais dos 16 municípios para a implantação da Rede no Estado. "A oficina contará com representantes e técnicos dos 16 municípios do Estado e as diversas instituições relacionadas com esta rede, inclusive a saúde mental indígena, além da apoiadora do Ministério da Saúde para a implantação do RAPS no Amapá", diz Michelle.

Fonte: Agência Amapá de Noticias

Disponível em: <http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/33742/>. Acesso em: 25 abr. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.