Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O corpo em discussão em shopping de Belo Horizonte

Transformamos o corpo em um novo Deus? Questionamento será debatido em evento para adolescentes


Na próxima sexta-feira (19.04), às 19h, o Estação Pátio Savassi promove o segundo encontro do ciclo de palestras “A cidade pulsa, a psicanálise escuta”. O evento, uma realização da Estação do Saber, ocorrerá no anfiteatro (L2) do Shopping Pátio Savassi, com entrada franca.
 
Com o tema “Transformamos o corpo em um novo Deus?”, o evento apresentará como convidados o doutor em saúde da criança e do adolescente e psicanalista, Sérgio de Campos, e o mestre em Ciências Políticas, jornalista e filósofo, Geraldo Carozzi, que vão debater sobre a visão e o modo como as pessoas tratam o corpo na contemporaneidade. 
 
De acordo com Sérgio de Campos, a proposta é discutir o que significa o corpo para cada um, como se constitui, como se enlaça com o outro e como ele é afetado pelo consumo e pelas novas tecnologias. “Assim, a questão que se coloca é uma reflexão de como cada um pode se responsabilizar pelo seu desejo e pelas suas escolhas, sem estar alienado aos imperativos do consumo, ditados pelo mercado”, completa o psicanalista. 
 
Já o filosofo Geraldo Carozzi acredita que não governamos nossos corpos de acordo com nossa vontade ou de uma eventual sabedoria por nós reconhecida como tal. “São as normas governamentais ou da sociedade que dão ao nosso corpo uma direção específica. Hoje, somos regidos por regras sanitárias, que nos prometem o paraíso material”, destaca ele.
 
Sobre os palestrantes 
 
Sérgio de Campos – Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise; psiquiatra, preceptor da Residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares/FHEMIG e doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG.
 
Geraldo Carozzi – Mestre em Ciências Políticas é formado em filosofia e jornalismo.  Atualmente, é professor de pós-graduação no curso de Saúde Mental. 
 
Sobre as mediadoras
 
Júlia Ramalho Pinto – Psicóloga, psicanalista, sócio-diretora da Estação do Saber, curadora do projeto Estação Pátio Savassi e do ETC-BH (Encontro de Twitteiros de Belo Horizonte).
 
Lilany Pacheco - Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Doutora em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente. 

Fonte: TUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.