Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Enfermagem promove integração regional entre grupos da Saúde Mental


A Festa Regional de Integração da Saúde Mental do curso de Enfermagem movimentou a Unidade Três de Maio (UTM) nessa quarta-feira, 17 de abril. Mais de 160 pessoas, entre convidados, estudantes, funcionários e pacientes atendidos pelos grupos e núcleos de Saúde Mental de quatro cidades da região prestigiaram a atividade. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 7º período da Enfermagem da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), sob a orientação da professora enfermeira Maria Zoé Henriques Zímpel. A festa teve início pela manhã e estendeu-se até o começo da tarde. O espaço estava todo decorado com motivo caipira e contou com acolhimento de todos os visitantes. Durante a atividade foram realizadas brincadeiras, servido lanche, sucos e almoço festivo.

Para a professora Zoé, a Enfermagem da SETREM é um local onde se pode fazer a saúde mental coletiva – que humaniza as relações. Ela afirma que a alegria e o convívio são os maiores ingredientes terapêuticos nesta festa. A professora também é enfermeira em Horizontina, onde coordena o CAPS. “Dentro da SETREM encontrei o entendimento do que é Saúde Mental. Estamos tentando fazer nossas vidas mais felizes. Atividades como essa têm esse objetivo”, destaca.

O professor Gilberto Caramão, coordenador da Enfermagem da SETREM, afirma que a integração entre os participantes proporciona uma festa maravilhosa, cheia de momentos especiais. “Neste movimento temos o SUS completo: gestores, profissionais, usuários e os futuros recursos humanos do Sistema – os estudantes da Enfermagem da SETREM”, enfatiza. Segundo ele, fazer a Saúde Mental coletiva é um objetivo da Enfermagem. “Precisamos nos integrar para promover à saúde. Baseando nossas ações na Humanização da Saúde, alcançamos nossos objetivos de formar enfermeiros e enfermeiras capazes desempenhar sua função com qualidade, desde o acolhimento. A Saúde Mental e suas tecnologias contemporâneas precisam ser naturalizadas por profissionais, futuros profissionais e a própria comunidade, de forma que promovamos o movimento que, por vezes parece sutil, mas que é muito forte e contundente – por que promove as relações, cura pela alegria e otimiza os tratamentos necessários.

Fonte: Paulo Marques Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.