A Pinacoteca do Estado de São Paulo
Nesta terça-feira, dia 3 de abril de 2012, foi anunciada a entrada de dois museus brasileiros no Google Art Project, serviço que oferece uma experiência online diferente para quem se interessa por arte. Agora, internautas poderão navegar por partes do acervo da Pinacoteca e do MAM acessando imagens em altíssima resolução e tours virtuais gravados com tecnologia Street View.
E, de acordo com o diretor executivo da Pinacoteca, Marcelo Araújo, a ideia não é que as pessoas fiquem em casa apenas vendo as obras através do computador, mas que o acesso ao Google Art estimule a visita aos museus. “Tem uma forte questão pedagógica aí, de acesso e democratização da arte. Damos a chance de pessoas conhecerem coisas novas e, para quem já conhece os museus, de ver mais detalhes de suas obras preferidas”, explica.
Detalhes, aliás, são o que não faltam no modo de visualização de cada obra. Além de poder explorar todas as peças selecionadas pelos museus com um zoom poderoso, uma peça de cada acervo é escolhida pelas instituições para receber a digitalização no modo Gigapixel, que usa, nada mais nada menos, que 7bilhões de pixels.
Quer ter uma ideia do que esse número gigantesco significa? Que tal acessar as obras selecionadas pela Pinacoteca (“Saudade”, de Almeida Junior) e pelo MAM (O mural externo, Os Gêmeos) e ver a qualidade de imagem que o zoom alcança? Na capacidade máxima do zoom é possível ver pinceladas, detalhes da tinta e, no caso de “Saudade”, até a textura do tecido da tela.
Fonte: Revista Galileu
Disponível em: <http://revistagalileu.globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.