Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Associação Americana de Psiquiatria Revê Definição de Características do Autismo: quinta edição do ‘Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais’, referência no mundo todo, eliminará Síndrome de Rhett do espectro da doença.

Neste momento, uma força-tarefa nomeada pela Associação Americana de Psiquiatria se debruça mais uma vez sobre o diagnóstico do autismo, o que resultará na redefinição do transtorno, a ser publicada, provavelmente em 2013, na quinta edição do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais", ou DSM-5, referência no mundo inteiro.
De acordo com um estudo conduzido no Instituto para o Estudo da Criança, da Universidade de Yale, 25% das pessoas classificadas hoje como autistas clássicos e 75% daquelas diagnosticadas com a Síndrome de Asperger ou de TID-SOE não o seriam pela nova descrição, o que leva a crer que o número de diagnósticos terá uma drástica redução. Pelos critérios em vigor, uma pessoa deve ter pelo menos seis entre 12 comportamentos para se definida como autista. Com a revisão, é possível que elas tenham de exibir três déficits de interação social e dois comportamentos repetitivos para se encaixar na definição.

O diagnóstico de autismo foi revisto pela última vez nos anos 1990, para englobar não apenas as pessoas enquadradas no quadro clássico, mas também muitas outras com uma ampla gama de disfunções e níveis de cognição que, no entanto, tinham uma inabilidade social igualmente profunda. Desde então, a doença se tornou mais comum, a tal ponto que ainda hoje a comunidade científica discute se foi a mudança na alteração na descrição do problema que causou um súbito aumento do número de casos ou se o autismo ficou apenas mais bem definido, e, consequentemente, mais bem detectado. Agora, ao que tudo indica, predominará a corrente para a qual é preciso encontrar outra forma de classificar desordens que se afastam demasiadamente da descrição original do autismo.

Fonte: Jornal O Globo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.