Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Implantação da Rede de Atenção Psicossocial é Discutida no Amapá


Durante três dias, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estarão reunidos em uma oficina que discutirá a implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para atender pacientes com transtorno mental. O encontro acontece no auditório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) e conta com a presença de técnicos do Ministério da Saúde (MS). A programação iniciou nesta segunda-feira, 23, e prossegue até esta quarta-feira, 25.

Participam também do encontro técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e diretores de Hospitais Estaduais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).

A coordenadora Estadual de Saúde Mental, Michele Maleamá Sfair, ressaltou que a implantação da Rede de Atenção Psicossocial passa também pela sensibilização dos gestores municipais, que precisam tratar a questão do transtorno mental como prioridade.

Michele Maleamá espera que a partir desta oficina haja um engajamento maior de todos os envolvidos com a proposta de consolidar ações e estratégias eficientes, para atender com prioridade e dignidade as pessoas que apresentam algum tipo de distúrbio mental.

A assessora técnica da Sesa, Janeleide Barbosa, antecipou que entre as propostas a serem defendidas no encontro destacam-se: A implantação do serviço Residencial Terapêutico, serviço voltado especificamente para atender pacientes com transtorno mental que não têm nenhuma referência e que, em muitos casos, ficam transitando pelas ruas, sem cuidados; Implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS- 2), a partir de ajustes e implementações que habilitarão o funcionamento do serviço e a instalação do CAPS-3, com atendimento 24 horas.

Pauta
Nesta segunda-feira, 23, às 14h, os técnicos do MS visitaram a sede do CAPS-AD de Macapá (Espaço Acolher). A agenda dos técnicos também incluiu reunião às 17h, com o secretário de Estado da Saúde, Lineu Facundes, para discutir políticas de atendimento a saúde mental, avaliação de projetos e prioridades a serem definidas para este serviço.

Nesta terça-feira, 24, a partir das 8h, farão visita à Clínica de Psiquiatria, anexa ao Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e visita ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Os técnicos visitam ainda o CAPS-AD de Santana. As visitas prosseguem até quarta-feira, 25, último dia de programação, incluindo encontros e reuniões com gestores e coordenadores estaduais e municipais de saúde mental.
 
Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria
 
Disponível em:<http://abp.org.br/2011/medicos/imprensa/clipping-2>. Acesso em: 25 abr. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.