O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) lança o Caderno de Atenção Básica nº 34 durante o I Seminário Nacional sobre Consultórios na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica, realizado em Brasília (DF) nos dias 24 e 25 de julho.
O material de apoio que traz como tema a saúde mental, dentre outras questões, expoe como deve ser o cuidado em saúde mental no âmbito da atenção básica, comenta sobre os instrumentos de intervenção psicossocial, apresenta principais medicamentos da saúde mental, além de diversas práticas e estudos de caso.
Escrito por profissionais que já desenvolveram trabalhos ligados à saúde mental, o Caderno de Atenção Básica nº 34 tem como expectativa estimular e compartilhar o conhecimento acumulado no cuidado em saúde mental na Atenção Básica. Além de apresentar ferramentas, estratégias, cenas e questionamentos para auxiliar o profissional de Saúde no exercício do trabalho com a saúde mental.
O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS)
A Atenção Básica atua como porta de entrada do SUS, sendo um conjunto de ações para promover a saúde, prever agravos e reduzir danos a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral as pessoas e a saúde coletiva.
O Departamento de Atenção Básica (DAB) integra a Secretaria de Atenção à Saúde, as atribuições e competências do DAB são definidas pelo Decreto 7530/2011 que estabelece a estrutura regimental do Ministério da Saúde que aprova a Política Nacional de Atenção Básica.
Dentre as principais funções desde orgão esta a de definir e rever periodicamente com as entidades representantes dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica, observando os princípios e diretrizes do SUS.
Os Cadernos de Atenção Básica
Desenvolvidos para contribuir com o fortalecimento das ações desenvolvidas por todos os profissionais de saúde de várias partes do país. Os Cadernos de Atenção Básica são oferecidos gratuitamente como fonte de informação, com a possibilidade de auxiliar na correta implementação do modelo assistencial de atenção básica.
Em 2012 os temas abordados foram: Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento; Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco; Práticas integrativas e complementares, nos cadernos de numeração 33, 32 e 31 respectivamente.
Fonte: (En) Cena
Disponível em:<http://ulbra-to.br/encena/2013/08/20/O-Ministerio-da-Saude-publica-material-de-apoio-que-traz-como-tema-a-saude-mental>.Acesso em: 21 ago. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.