Governos têm a oportunidade de fortalecer a assistência à saúde mental após emergências humanitárias.
Países como Mali, República Centro-Africana e Síria, entre outros, deveriam transformar seus sistemas em busca do bem-estar, melhor funcionamento e resiliência dos indivíduos e da sociedade. As avaliações estão no relatório “Reconstruindo melhor: Assistência à saúde mental sustentável após emergências”, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na sexta-feira (16).
Médico atende paciente que procura por tratamento de saúde mental.
“Apesar da sua natureza trágica, as situações de emergência são oportunidades para melhorar a vida de um grande número de pessoas por meio da melhoria dos serviços de saúde mental”, disse o diretor-geral assistente da OMS, Bruce Aylward, que supervisiona o trabalho em emergências humanitárias.
“A situação atual é alarmante”, disse o diretor da OMS para a Saúde Mental, Shekhar Saxena. “Os sistemas de saúde ainda não respondem adequadamente às consequências dos transtornos mentais. Sabemos que a grande maioria das pessoas com transtornos mentais graves não recebe tratamento nos países de baixa e média renda.”
O documento fornece orientação para o reforço dos sistemas de saúde mental após situações de emergência e exemplos de como países estão fazendo isso em todo o mundo para ajudar formuladores de políticas públicas.
Fonte: CBN
Disponível em:<http://cbnfoz.com.br/noticias-pelo-mundo/editorial/mundo/20082013-37040-emergencias-humanitarias-oferecem-oportunidade-para-melhorar-assistencia-a-saude-mental-diz-oms>. Acesso em: 21 ago. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.