Em História da loucura (1961), o filósofo Michel Foucault analisa o tratamento infligido às pessoas rotuladas como “loucas”, desde cientistas e artistas que questionaram as idéias da Igreja durante o Renascimento até a psiquiatria do século 20, que classifica e prescreve abordagens para as doenças mentais. Inspirada na obra do pensador francês, a psicanalista e atriz Cristina Lüthold passeia pela história do sistema manicomial no espetáculo "A virgem e o anjo azul mais o cordão umbilical da deusa", em cartaz no Espaço dos Satyros, em São Paulo.
Cristina interpreta uma professora de 60 anos, confinada em um manicômio, que dialoga com o que ela chama de “espelho psiquiátrico”. A personagem relembra episódios como a prisão e condenação à morte do pensador italiano Giordano Bruno, em 1600, tachado de louco e morto na fogueira da Inquisição por defender a tese de que o universo era infinito e tinha outros planetas além da Terra. Ao mesmo tempo em que conta histórias que mostram como o conceito e o tratamento da loucura mudaram ao longo do tempo, a protagonista recorre a um diário para exercitar a memória e fugir das perseguições, maus-tratos, aplicação de sedativos e eletrochoques.
“Buscamos questionar a 'psiquiatria mecanicista', que classifica as doenças mentais e sistematiza tratamentos. Quais são as fronteiras entre desatino e razão, e o que leva uma pessoa a ser excluída da sociedade por não compartilhar uma realidade comum?”, pergunta Cristina. A peça é encenada às 15h, para que os pacientes de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) possam ser levados em grupo para assistir ao espetáculo.
A virgem e o anjo azul mais o cordão umbilical da deusa. Espaço dos Satyros 2. Praça Franklin Roosevelt, 134, Centro, São Paulo. Quinta às 15h. R$ 30. Informações: (11) 3255-0994. Até 15 de dezembro.
Fonte: Revista Mente e Cérebro
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/psicanalista_critica_sistema_manicomial_em_monologo.html>. Acesso em: 12 dez. 2011
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/psicanalista_critica_sistema_manicomial_em_monologo.html>. Acesso em: 12 dez. 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.