Memória auditiva de trabalho, muita atenção, intensa capacidade de ouvir e depois lembrar-se de anotar as instruções em detalhe para uma execução bem feita. Todas estas atividades, que são parte essencial do cotidiano dos músicos, revelam que a habilidade musical está diretamente relacionada com o desenvolvimento da capacidade de leitura.
A capacidade musical também está relacionada à memória verbal e à alfabetização na infância. Agora, uma nova pesquisa publicada na revista BioMed Behavior comprova que as funções do cérebro ligadas à memória auditiva e à aptidão musical também estão intimamente conectadas com as regiões mobilizadas pela leitura. Pesquisadores do Laboratório de Neurociência Auditiva da Universidade Northwestern, nos EUA, fizeram testes em crianças para verificar sua capacidade de ler e reconhecer palavras. Os resultados do teste de leitura foram comparados aos que revelavam a extensão da memória auditiva de cada criança. Um dos exercícios levava a criança a lembrar seqüências de números e, depois, mostrar ser capaz de citá-las em sentido inverso. Foram feitos também provas de aptidão musical (tanto no que se refere à melodia e quanto ao ritmo).
A atividade elétrica medida dentro de cérebros das crianças também foi comparada aos resultados percebidos como respostas auditivas do tronco cerebral para ritmos, ou de forma aleatória, com base em sons da fala.
A equipe liderada pela Dra. Nina Kraus descobriu que os leitores com pior rendimento tiveram uma reduzida resposta neural (atividade auditivo de tronco cerebral) e também rítmica, eram também leitores com desempenho fraco. O nível de aprimoramento neural para regularidades acústicas correlaciona-se com a capacidade de leitura, bem como de aptidão musical. O teste de habilidade musical, e especificamente do aspecto rítmico, também foi relacionado com o de capacidade de leitura. Da mesma forma, uma boa pontuação na memória de trabalho auditiva estava relacionada à melhor leitura e ao aspecto de ritmo de habilidade musical. A dra Kraus explicou:
- Tanto a capacidade musical quanto a de alfabetização correlacionam-se com maiores sinais elétricos dentro do tronco cerebral. A modelagem de equações estruturais dos dados revelou que a habilidade musical, juntamente com a forma como o sistema nervoso responde a regularidades na entrada auditiva e na memória de atenção auditiva, é responsável por cerca de 40% da diferença na habilidade de leitura entre as crianças. Estes resultados acrescentam peso ao argumento de que a música e a leitura estão intimamente relacionadas, via mecanismos comuns neurais e cognitivos, e sugere um caminho para a melhoria na alfabetização e na compreensão da leitura, ambas vistas como parte de uma formação musical.
A capacidade musical também está relacionada à memória verbal e à alfabetização na infância. Agora, uma nova pesquisa publicada na revista BioMed Behavior comprova que as funções do cérebro ligadas à memória auditiva e à aptidão musical também estão intimamente conectadas com as regiões mobilizadas pela leitura. Pesquisadores do Laboratório de Neurociência Auditiva da Universidade Northwestern, nos EUA, fizeram testes em crianças para verificar sua capacidade de ler e reconhecer palavras. Os resultados do teste de leitura foram comparados aos que revelavam a extensão da memória auditiva de cada criança. Um dos exercícios levava a criança a lembrar seqüências de números e, depois, mostrar ser capaz de citá-las em sentido inverso. Foram feitos também provas de aptidão musical (tanto no que se refere à melodia e quanto ao ritmo).
A atividade elétrica medida dentro de cérebros das crianças também foi comparada aos resultados percebidos como respostas auditivas do tronco cerebral para ritmos, ou de forma aleatória, com base em sons da fala.
A equipe liderada pela Dra. Nina Kraus descobriu que os leitores com pior rendimento tiveram uma reduzida resposta neural (atividade auditivo de tronco cerebral) e também rítmica, eram também leitores com desempenho fraco. O nível de aprimoramento neural para regularidades acústicas correlaciona-se com a capacidade de leitura, bem como de aptidão musical. O teste de habilidade musical, e especificamente do aspecto rítmico, também foi relacionado com o de capacidade de leitura. Da mesma forma, uma boa pontuação na memória de trabalho auditiva estava relacionada à melhor leitura e ao aspecto de ritmo de habilidade musical. A dra Kraus explicou:
- Tanto a capacidade musical quanto a de alfabetização correlacionam-se com maiores sinais elétricos dentro do tronco cerebral. A modelagem de equações estruturais dos dados revelou que a habilidade musical, juntamente com a forma como o sistema nervoso responde a regularidades na entrada auditiva e na memória de atenção auditiva, é responsável por cerca de 40% da diferença na habilidade de leitura entre as crianças. Estes resultados acrescentam peso ao argumento de que a música e a leitura estão intimamente relacionadas, via mecanismos comuns neurais e cognitivos, e sugere um caminho para a melhoria na alfabetização e na compreensão da leitura, ambas vistas como parte de uma formação musical.
Disponivel em:<http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/10/17/aptidao-musical-se-relaciona-com-capacidade-de-leitura-925600994.asp#ixzz1b8ECAezW>. Acesso em: 18 out. 2011
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