Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Felicidade pode ser transmitida pelo suor

                                   Felicidade pode ser demonstrada e transmitida pelo suor


Sinais químicos da felicidade

Os seres humanos podem comunicar emoções positivas como a felicidade através do cheiro do suor.
Quem garante é Gün Semin, da Universidade de Utrecht (Holanda).
Segundo ele, quando experimentamos a felicidade nós produzimos compostos químicos - quimiossinais - detectáveis por outras pessoas que sintam o cheiro do nosso suor.
Embora estudos anteriores já tivessem mostrado que as emoções negativas relacionadas ao medo e ao nojo são comunicadas por meio de regularidades detectáveis na composição química do suor, as emoções positivas têm sido menos estudadas nesse aspecto.

Contágio da felicidade

"Nosso estudo mostra que a exposição ao suor produzido sob felicidade induz um simulacro da felicidade em receptores, e induz um contágio do estado emocional," explica Semin.
"Isto sugere que alguém que está feliz irá infundir a felicidade em outros ao seu redor. De certa forma, o suor da felicidade é como sorrir - é contagiante," acrescentou.
Os experimentos analisaram se o suor coletado de pessoas em um estado feliz iria influenciar o comportamento, a percepção e o estado emocional das pessoas expostas a esse suor, sem contato direto com as pessoas de quem o suor foi coletado.
Isto permitiu o benefício adicional de destacar a diferença entre avaliações de emoções que se baseiam nas palavras e na visualização da pessoa que se mostra feliz.

Contágio emocional

Segundo os pesquisadores, o contágio da felicidade por meio de quimiossinais pode explicar porque algumas medições indicam contágio emocional, enquanto outras não.
De acordo com eles, algumas emoções podem ser transmitidas de forma mais intensa por meio dos sinais químicos, enquanto outras requerem outras condições.

Fonte: Diário da Saúde

Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=felicidade-demonstrada-transmitida-pelo-suor&id=10526
. Acesso em: 24 abr. 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.