Powered By Blogger

terça-feira, 29 de julho de 2014

Formando e transformando vidas

Educadores e pais devem compreender que, conforme os estudos da neurociência apontam, as competências emocionais e a competência relacional contribuem para o processo de aprendizagem e ajudam na missão de ensinar
                                        IMAGEM: SHUTTERSTOCK
A educação, em todos os seus sentidos, forma e transforma vidas. A escola tem a importante e árdua tarefa de orientar os jovens, guiá-los e ajudá-los a transformar seus sonhos em realidade, em projetos a serem realizados no decorrer de toda a sua vida, com serenidade e satisfação.
Como educadores, professores e pais, precisamos conhecer os aspectos da interação que ocorre entre o sentir e o aprender, a emoção e a imaginação e compreender que, conforme os estudos da Neurociência conf irmam, as competências emocionais e a competência relacional contribuem, de forma determinante, para o processo de aprendizagem do aluno. Ajudam o educador na sua missão de ensinar, ato por meio do qual são transmitidas, também, emoções, sentimentos, atitudes, crenças e valores que exercem uma inf luência profunda nos alunos.
É na escola que são construídas as crenças e os valores que definem a direção e norteiam a vida do ser humano. É nesse contexto que é estimulada a vontade do aluno em descobrir o mundo, voar alto para poder ter uma visão ampla da realidade, aprofundar o conhecimento e se tornar livre nas próprias escolhas.
Quais os conhecimentos fundamentais que ajudam o aluno aprender a aprender? A formação do jovem é um direito e um fator estratégico da sua vida para poder ter os instrumentos essenciais para administrar as mudanças, realizar objetivos e viver na sociedade de forma autônoma e responsável.
O desafio da escola é equilibrar as exigências de passar conteúdos, com a necessidade de estimular no aluno a capacidade de compreender e interpretar a realidade. Nesse contexto, permanecem válidos os quatro pilares da educação:
- Aprender a conhecer, ter a cultura e o conhecimento de base para poder, progressivamente, adquirir mais conhecimentos;
- Aprender a fazer e transformar esse conhecimento em competências para a vida pessoal e profissional;
- Aprender a viver com as outras pessoas, fortalecer o respeito pela diversidade, cooperação e cidadania;
- Aprender a ser quer dizer assumir as próprias responsabilidades para construir o futuro.

Tendo esses pilares como ponto de partida, podemos aprofundar algumas reflexões, como:
- O desafio da escola é permitir ao aluno aprender a pensar, educando a sua inteligência, fortalecendo uma disciplina do pensamento, estimulando a curiosidade e a perseverança, orientando-o em direção ao futuro, permitindo-o abrir-se a novos horizontes, que são possíveis de enxergar só graças à escola e à educação;
- Outro desafio da educação e da escola é ajudar a pessoa a ser ela mesma, a se descobrir e a se realizar nas suas potencialidades. Além de saber discernir e avaliar as experiências da vida com originalidade, seguindo os próprios valores, indo em direção aos seus sonhos com coragem e confiança, fazendo escolhas e podendo interagir na sociedade e na cultura para mudá-las e transformá- -las, quando necessário. Assim temos a formação da consciência como capacidade de construir e expressar opiniões em relação à realidade.


É NA ESCOLA QUE O JOVEM COMEÇA A DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA ACERCA DAS SUAS ESCOLHAS, PODER PESSOAL E CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO. É A PONTE QUE LIGA A INFÂNCIA AO INÍCIO DA VIDA ADULTA. E, JUNTO COM OS PAIS, OS PROFESSORES SÃO OS MESTRES QUE AUXILIARÃO AS CRIANÇAS A AMADURECER E A CUMPRIR TAL TRAVESSIA

- A educação acontece se existe uma relação verdadeira de atenção, confiança e respeito entre os envolvidos. A ação educativa se realiza só com a participação ativa do aluno, e o interesse pelo conhecimento por parte dele passa pela credibilidade dos professores, construída por meio da qualidade do relacionamento que se consegue instaurar.
A relação interpessoal é a base da relação educativa, em que o educador e o educado se abrem com e para o outro, na construção de um diálogo. O outro é, obrigatoriamente, o meio para chegar à compreensão de si mesmo e do mundo. Por isso, o educador não impõe, mas propõe, indica oportunidades e caminhos para o aluno poder se movimentar em uma sociedade em constante mudança.
É na escola que o jovem começa a desenvolver a consciência acerca das suas escolhas, poder pessoal e capacidade de discernimento. É a ponte que liga a infância ao início da vida adulta. E, junto com os pais, os professores são os mestres que auxiliarão as crianças a amadurecer e a cumprir tal travessia, de forma saudável e construtiva.
Falar de futuro nunca foi simples. Porém, quando falamos em educação, devemos ter como ponto de partida e alicerce a confiança no futuro e, generosamente, transmitir para as novas gerações a paixão e a força para construir o amanhã e transformar sonhos em vida.
Lembro de um antigo provérbio canadense, que resume a essência de tudo que falamos: "Aos nossos jovens, precisamos dar raízes, para poderem ser fortes como sequoias; e asas, para serem livres como águias".

                   IMAGEM: SHUTTERSTOCK
Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livrosViva como Você Quer Viver, A Vida é um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, www.edushin.com.br.

Fonte: Psique

Disponível em: <
http://portalcienciaevida.uol.com.br/esps/Edicoes/102/artigo319302-1.asp>. Acesso em: 29 jul. 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.