Vivemos muitas crises ao longo da vida...
Crise existencial, crise financeira, crise social, crise psicótica !?
A experiência dos variados serviços de saúde mental, entre avanços e entraves, revela que lidar com a crise é, ainda, um grande desafio. Seja pelo que emerge subjetiva e objetivamente, seja pelo que implica na criação de estratégias e tecnologias de cuidado, fundadas em princípios clínicos e políticos. Lidar com a crise, em suas dimensões subjetiva, social e institucional, requer a humanização dos processos de cuidado, visando a integralidade em saúde mental.
O propósito do X Colóquio é criar um espaço de trocas, reflexões e análise da crise em suas múltiplas aparições e as estratégias de cuidado nos diferentes contextos, a partir de dois eixos temáticos: a clínica das psicoses e a clínica das toxicomanias.
Na clínica das psicoses, particularmente, há o desafio de fazer a leitura da estrutura psicótica e, então, inventar, criar estratégias de intervenção para manejar as situações de crise, na singularidade de cada caso e contexto.
O abuso de substâncias psicoativas é um fenômeno que ganhou destaque nos últimos anos, chegando, a mídia, a construir uma espécie de 'mal social' a ser combatido, o que serve a determinados grupos e obscurece a dimensão sintomática do que isso revela sobre a sociedade. Sintoma social? Ao mesmo tempo, na rede de saúde mental diversas experiências de cuidado ao usuário de SPA's vêm se consolidando a partir de tecnologias que buscam humanizar e dar visibilidade aos sujeitos, produzindo uma abordagem clínica diferenciada.
Inscrições a partir de 01 de setembro.
Disponível em: <https://www.facebook.com/ pages/X-Col%C3%B3quio-da- Resid%C3%AAncia-em-Psicologia- Cl%C3%ADnica-e-Sa%C3%BAde- Mental/887833084616114?pnref= story. >. Acesso em: 31 ago. 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.