Prospecção
Uma visão pessimista do futuro pode não ser uma consequência da depressão, mas a causa da depressão.
Essa é a conclusão de Ann Marie Roepke e Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, em um artigo publicado no British Journal of Clinical Psychology.
Os dois pesquisadores realizaram uma revisão da literatura científica sobre a depressão e a "prospecção" - a representação mental que as pessoas fazem sobre como o futuro pode ser.
Eles identificaram três tipos de "prospecção defeituosa", que podem levar à depressão:
- falta de capacidade de geração de cenários dos "futuros possíveis";
- avaliação ruim dos "futuros possíveis"; e
- crenças negativas sobre o futuro.
Futuros mais brilhantes
O humor deprimido, por sua vez, pode atrapalhar e empobrecer a prospecção, alimentando assim um ciclo vicioso, no qual a pessoa mergulha cada vez mais na depressão.
Esta conclusão está em linha com outros estudos, que demonstraram que ootimismo melhora a saúde e faz viver mais.
Os pesquisadores sugerem que a prospecção "defeituosa" pode ser tratada por meio de estratégias da terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma forma de "terapia da conversa", que aborda os padrões de pensamento que podem levar a problemas com o humor ou o comportamento.
"Uma compreensão de como a prospecção formata a psicopatologia pode permitir aos pesquisadores criar tratamentos mais eficazes e ajudar os indivíduos em dificuldades a criar futuros mais brilhantes," concluíram os autores em seu artigo.
E, antevendo futuros mais brilhantes, livrar-se das emoções negativas no presente.
Fonte: Diário da Saúde
Disponível em: <http://www.diariodasaude.com. br/news.php?article=nossa- visao-futuro-deprimir-nosso- presente&id=10671>. Acesso em: 29 jun. 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.