Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Homens de vermelho passam imagem de agressividade a outros homens

Homens que usam roupa vermelha transmitem a outros homens - mas não às mulheres - uma imagem de dominância e agressividade, segundo um estudo da Universidade de Durham, na Inglaterra.
A pesquisa, publicada na revista científica Biology Letters, analisou os efeitos que a cor da roupa tem sobre a percepção da personalidade de uma pessoa.
"Raivoso" e "assustador"
Cem voluntários, 50 homens e 50 mulheres, foram convidados a opinar sobre fotos de homens usando camisetas cinzas, azuis e vermelhas. As fotos eram as mesmas, apenas a cor da blusa era alterada digitalmente.
Após ver as imagens, os participantes tinham de classificar o estado emocional do homem de cada foto.
Na imagem em que as roupas eram vermelhas, os termos mais evocados tanto por homens quanto por mulheres foram "raivoso" e "assustador". Já na hora de qualificar o estado emocional dos homens de azul ou cinza, os termos usados pelos voluntários foram "feliz" ou "neutro".
Agressividade
No quesito agressividade, não houve houve diferença de percepção entre o homem que usava azul e cinza - nem entre homens, nem entre mulheres.
Porém, na hora de classificar o grau de dominação que o modelo da foto passava, os homens achavam que os que usavam vermelho eram mais agressivos que os vestiam azul ou cinza.
Para as mulheres que olhavam as fotos, contudo, a cor da camiseta não fez diferença.
Percepção moldada socialmente
A antropóloga Diana Wiedemann, corresponsável pelo estudo, disse que as diferenças entre os participantes masculinos e femininos podem ser um exemplo de como as percepções são moldadas socialmente.
"A cultura pode refletir, reforçar ou modificar um viés inato ou pode acabar criando uma parcialidade", disse a pesquisadora.
Um estudo anterior, também realizado por cientistas da Universidade de Durham, já havia detectado que usar vermelho pode elevar a agressividade e a competitividade nos esportes, possivelmente ao ponto de aumentar as chances de vitória de um indivíduo ou equipe.
"Nossa pesquisa sugere uma clara associação entre a cor vermelha e a percepção de raiva, algo possivelmente relacionado ao fato de a pessoa ficar vermelha ao se irritar", disseram os pesquisadores.
A próxima fase do estudo vai testar a percepção transmitida por uma mulher usando vermelho.
Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.