A hortelã inibe o surgimento de úlceras estomacais e é eficaz contra bactérias da boca - mas este é o primeiro estudo a abordar seus efeitos sobre doenças neurológicas.
Extratos feitos a partir de antioxidantes presentes na hortelã e no alecrim melhoram a aprendizagem e a memória.
"Nós descobrimos que estes compostos reduzem os déficits causados pelo transtorno cognitivo leve, que pode ser um precursor para a doença de Alzheimer," disse Susan Farr, da Universidade Saint Louis (EUA).
A pesquisadora testou um ingrediente à base de antioxidantes presentes no extrato de hortelã e duas doses diferentes de um antioxidante semelhante feito a partir de extrato de alecrim em camundongos com declínio cognitivo relacionado à idade.
Ela verificou que quanto maior a dose de extrato de alecrim, melhor é a melhoria da memória e da aprendizagem em três comportamentos testados.
Uma dose mais baixa de alecrim melhorou a memória em dois dos testes comportamentais, o mesmo resultado do composto feito a partir de extrato de hortelã.
Além disso, houve sinais de redução do estresse oxidativo nas cobaias - que é considerado um marco do declínio relacionado à idade - na parte do cérebro que controla o aprendizado e a memória.
Fonte: Diário da Saúde
Disponível em: <http://www.diariodasaude.com. br/news.php?article=alecrim- hortela-melhoram-aprendizado- memoria&id=9329>. Acesso em: 06 dez. 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.