Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Hospital Paulista Inova e Trata Depressão a Distância: Estudo inédito vai comparar os resultados do atendimento online com os do presencial


Em uma experiência inédita, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPq) está selecionando 100 candidatos em estudo que vai avaliar a eficácia do atendimento online para pacientes de 18 a 55 anos com diagnóstico de depressão. A doença se caracetriza por tristeza, falta de energia, apatia, perda de interesse e prazer nas atividades do dia a dia, além de alterações de sono e do apetite, irritabilidade e baixa auto-estima.
Em divisão aleatória, os escolhidos serão divididos em dois grupos. Metade será avaliada pelo método presencial, em consultas de 20 minutos, uma por mês, no Ipq, quando receberão medicação.
A outra metade será atendida por meio virtual (videoconferência ou skype), a distância, também em consultas de 20 minutos, e os medicamentos serão enviados ao voluntário. Os interessados devem se inscrever apenas por e-mail no endereço: agendamento.ipq@gmail.com. O estudo deve durar um ano.
Segundo Inês Hungerbuehler, psicóloga e pesquisadora do Instituto de Neurociências do IPq, o estudo vai comparar e avaliar a eficácia do tratamento presencial em confronto com o virtual. Ela fez questão de diferenciar o tratamento psiquiátrico do psicológico. “Acompanhamento psiquiátrico não é terapia”, destacou.
Os escolhidos deverão passar primeiro por uma avaliação presencial no Instituto de Psiquiatria para confirmação do diagnóstico. Eles devem voltar a cada seis meses.
Por isso, serão escolhidos pacientes que moram em São Paulo ou próximo. Pessoas com transtornos graves de depressão devem primeiro ser estabilizados.
Vão ser avaliados ainda aspectos da qualidade do atendimento presencial em relação ao online, relação com o terapeuta e outros diferenciais. Caso seja bem-sucedido, o atendimento a distância pode ser aberto a portadores de outros distúrbios.
A expectativa é ampliar o acesso e melhorar a eficácia do acompanhamento a pacientes crônicos. Ao mesmo tempo, o trabalho visa destinar o atendimento ambulatório apenas aos casos agudos, que realmente precisam de um contato presencial.

Método já é aplicado fora do Brasil


No plano da Psicologia, o método a distância já é usado com sucesso em outros países. Um estudo publicado na revista científica ‘PLoS One’, que analisou 36 mil pacientes, concluiu que a terapia foi tão eficaz quanto a no consultório.
O estudo comparou casos de pessoas atendidas por psicólogos por telefone ou Skype com os que fizeram análises na presença do terapeuta.
A eficácia só foi diferente para quem tinha problemas graves, como depressão severa e fobias, e idosos. O custo da terapia on-line foi 36% menor.
O Conselho Federal de Psicologia só permite aconselhamento a distância. Mas novas normas passarão a vigorar em janeiro, aumentando de dez para 20 o número de sessões pela Internet. As de análise continuam presenciais.

Fonte: Jornal O Dia via Associação Brasileira de Psiquiatria 
 
Disponível em:<http://www.abp.org.br/portal/imprensa/clipping-2>. Acesso em: 27 nov. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.