Muitos estudos sugerem relações entre sono insuficiente e o surgimento de sintomas de transtornos psíquicos. Uma nova pesquisa, publicada no Journal of Youth and Adolescence, faz um recorte desses efeitos sobre a saúde dos adolescentes: cada hora a menos na cama implica aumento da probabilidade de desenvolver problemas como depressão e abuso de substâncias.

abusar de substâncias.
Os resultados são correlacionais, ou seja, não provam que a falta de sono causa esses problemas. Certamente, o inverso pode ser verdadeiro: depressão e ansiedade podem favorecer a insônia. “A maioria das evidências científicas, porém, aponta na direção causal, de que não dormir o suficiente pode levar a essas dificuldades, e não o contrário”, argumenta o professor de psicologia Adam Winsler, da Universidade George Mason, coautor do estudo. Não descansar satisfatoriamente pode afetar a função executiva (possibilita a regulação de comportamentos), o autocontrole e a capacidade de tomada de decisão – funções relacionadas à área do cérebro ainda em amadurecimento nessa fase da vida. “Pais, educadores e terapeutas devem prestar mais atenção ao papel do sono nas doenças mentais entre jovens”, aconselha Winsler. “Os efeitos de dormir bem, provavelmente, são maiores do que os de terapias e medicamentos.”
Fonte: Scientific American Mente Cérebro
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/dormir_pouco_prejudica_a_saude_mental_de_adolescentes.html >. Acesso em: 10 set. 2015b
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.