Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Monogamia colaborou para a evolução do cérebro

Uniões estáveis e longas favoreceram o desenvolvimento da inteligência social e da cooperação, sugere estudo
                                     
O amor romântico e a afinidade entre casais – formados tanto por pessoas do mesmo sexo ou oposto – foram aspectos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e das habilidades sociais ao longo das gerações, sugere artigo publicado naPerspectives in Psychological Science.

O autor principal, o psicólogo Garth Fletcher, da Universidade Victoria, na Nova Zelândia, e seus colegas argumentam que uniões estáveis e longas com somente um parceiro favoreceu a dedicação de nossos ancestrais à criação dos filhos, o que resultou no desenvolvimento de famílias extensas.

“A exposição a complexidades dessas relações pode ter colaborado para a evolução de habilidades mais sofisticadas, como inteligência social e cooperação, características encontradas nos humanos modernos”, acredita Fletcher, que embasa o artigo em referências a estudos de diferentes áreas do conhecimento que pesquisam a evolução. “A união com o objetivo de aumentar a prole e o apoio comunitário para ajudar a criar os pequenos ofereceram recursos para que o cérebro do hominídeo evoluísse e aumentasse”, diz. Os pesquisadores consideram também que esse padrão familiar estendeu o período de desenvolvimento da criança do nascimento até o início da idade adulta – muito além do verificado em nossos parentes filogenéticos mais próximos, os símios. 

Fonte: Scientific American Mente Cérebro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.