O site CineZen, a Associação Projeto TAMTAM, e o Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI-BS) realizam pela quarta vez o ciclo A Saúde Mental no Cinema. O evento é semestral e ocorre sempre perto das datas do Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio) e Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro).
Serão três sessões, às 19h30, nos dias 4 (terça), 6 (quinta) e 7 de junho (sexta). As duas primeiras, no Café Teatro Rolidei, enquanto a última no Centro Europeu Santos. O público terá a chance de conferir, respectivamente, os filmes “Diário de um Adolescente” (1995), que aborda o envolvimento com as drogas; “Loucos de Amor” (2005), a respeito da Síndrome de Asperger; e o vencedor do Oscar “As Invasões Bárbaras” (2002), sobre relações familiares, morte e solidão.
Após as exibições, acontecem bate-papos com os arte-educadores Renato di Renzo e Claudia Alonso, coordenadores da ONG TAMTAM, o psicólogo Javert Falleiros Junior, e os psiquiatras Bruno Reis A. Cunha, Sidney Gaspar e Fernando Venturini, do PAI, que se revezarão ao longo da programação.
Os bate-papos serão mediados por mim e os jornalistas Marcus Vinicius Batista e Lincoln Spada. A entrada é franca, mas pede-se a gentileza de uma lata de leite em pó ou um quilo de alimento. As doações serão divididas entre o Grupo Espírita Trabalho, Amor e Luz (Getal), de Santos, e o Gapa-BS.
Nos encontros, abertos ao público geral, vão ser distribuídos gratuitamente pipoca e refrigerante, cedidos pelo PAI.
O projeto, completamente independente e feito de forma colaborativa por todos os envolvidos, sem verba pública ou privada, surgiu de uma conversa entre André Azenha, e o assistente-social do PAI, Alexandre Cruz. O apoio é da Vídeo Paradiso e do Centro Europeu Santos.
A programação completa:
Terça, 4 de junho, 19h30
Diário de um Adolescente
Drama biográfico. Direção: Scott Kalvert. 104 minutos.
Em Nova York, um jovem (Leonardo DiCaprio) é um promissor jogador de basquete, mas logo se afunda no submundo das drogas e, para manter o seu vício, ele rouba e se prostitui.
Local: Café Teatro Rolidei – Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, terceiro piso do Teatro Municipal.
Após a sessão haverá bate-papo.
Quinta-feira, 6 de junho, 19h30
Loucos de Amor
Drama. Direção: Petter Naess. 94 minutos.
Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.
Local: Café Teatro Rolidei – Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, terceiro piso do Teatro Municipal.
Após a sessão haverá bate-papo.
Sexta, 7 de junho, 19h30
As Invasões Bárbaras
Drama. Direção: Denys Arcand. 99 minutos.
À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos. Vencedor do Oscar de Filme em Língua Estrangeira.
Local: Centro Europeu Santos – Rua Timbiras, 7, Gonzaga.
Após a sessão haverá bate-papo.
Fonte: G1/Espaço do Cinema
Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.