Powered By Blogger

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ciberpsicologia: A bomba-relógio do amor versus tecnologia

Relacionamentos amorosos podem chegar ao fim por conta do uso constante do celular. Esse fenômeno tem gerado conflitos e trazido o tema para estudos sobre uma novidade na área: o phubbing

Shutterstock / ACERVO PESSOAL

O uso desadaptativo de aparelhos celulares pode desencadear uma possível dependência tecnológica. Essa afirmação já foi vista em diversos momentos nesta coluna, entretanto, em paralelo, há outro assunto relacionado ao uso desses artefatos tecnológicos que vêm ganhando uma atenção cada vez maior da mídia e da literatura científica: o phubbing. Assim como para os termos selfiecyberslacking (ambos vinculados à cibercultura) ainda não há uma - boa - tradução (em muitos momentos não é necessário, pois distorce o jogo de palavras) em português para phubbing. Esse termo é uma junção das palavras snubbing (esnobar) ephone (telefone). De acordo com Roberts e David (2016), seria o comportamento de esnobar outra pessoa, que está ao seu lado, por meio do uso do celular. Quando circunscrito no âmbito amoroso, o termo ganha uma nova roupagem: o partner phubbing(Pphubbing). Mas de que forma esse fenômeno afeta os atuais relacionamentos amorosos? É motivo de preocupação ou apenas um fenômeno passageiro?
Uma pesquisa realizada por McDaniel e Coyne (2014) com 143 mulheres revelou que 70% delas reportam que os celulares "algumas vezes", "frequentemente", "muito frequentemente" ou "todo o tempo" interferem na interação com seu/sua parceiro/a. Roberts e David (2016) revelam que para um relacionamento ser mutuamente satisfatório cada parceiro deve estar presente para o outro, não apenas meramente na presença do outro, mas deve existir uma conexão entre eles. Partindo dessa afirmação, é notável que relacionamentos que apresentem interferências negativas devido ao uso do celular podem ser finalizados. Porém, seria pouco cauteloso afirmar que apenas esse critério é suficiente para que um relacionamento acabe. Há diversos outros motivos que podem gerar problemas para um casal, porém minha experiência clínica e os relatos da literatura científica identificam que o uso problemático de tecnologia vem se tornando um problema cada vez maior e mais frequente nos relacionamentos, em alguns casos culminando no fim de uma amizade, namoro ou mesmo um casamento.
McDaniel e Coyne (2014) pontuam que responder a uma mensagem de texto (é possível pensarmos imediatamente no WhatsApp e Facebook) durante uma conversação com seu parceiro romântico gera uma impressão de que a interação virtual é mais importante (e talvez interessante) em relação ao relacionamento amoroso. E é exatamente essa a informação que esse comportamento revela. Porém, por qual razão essa atitude é mantida se os conflitos gerados estão ocorrendo com uma frequência cada vez maior? É possível pensar que esse fenômeno é uma reverberação da dependência de celular ou apenas um comportamento inadequado reforçado ao longo de um determinado tempo? Será mesmo que é inadequado?

O CONFLITO ENTRE O CASAL EM RELAÇÃO AO USO DO CELULAR PIORA NA PRESENÇA DE ANSIEDADE, OU SEJA, HÁ UMA REAÇÃO EXAGERADA COMPARADA ÀQUELES QUE POSSUEM MELHOR CONTROLE EM RELAÇÃO À ANSIEDADE

Roberts e David (2016) comentam que os celulares, com seus constantes avisos sonoros e modelos de vibração, funcionam como uma criança petulante que não irá se comportar até ter aquilo que ela quer. Indubitavelmente o desejo de verificar o que está ocorrendo no celular deve ser monitorado, é de conhecimento comum que esse aparelho demanda nossa atenção e isso pode determinar a satisfação de um casal. Roberts e David (2016) ainda sugerem que o conflito entre o casal em relação ao uso do celular piora na presença de ansiedade, ou seja, há uma reação exagerada comparada àqueles que possuem melhor controle em relação à ansiedade.
Além dos aspectos científicos vinculados ao tema, quais são as novas condutas que a sociedade contemporânea deve apresentar para que esse novo risco aos relacionamentos não seja instalado? Algumas possíveis estratégias podem ser adotadas: primeiro, caso o relacionamento esteja sendo afetado negativamente por esse comportamento, não seria o momento oportuno para que o casal pudesse debater quais são os motivos do Pphubbing? Neste momento talvez ambos já possam encontrar algumas respostas, tais como: uma rotina monótona, um período longo de relacionamento, hábitos instalados pelo fato do/a parceiro/a não ter reclamado anteriormente ou mesmo uma possível dependência tecnológica. Segundo, quais são as emoções que o casal sente durante o uso do celular? E quando é o outro que está usando, as emoções são positivas ou negativas? Por fim, há um limite de tempo para o uso de celular quando o casal está junto? Existem acordos sobre o uso de celular? Há recados urgentes ou o trabalho exige maior disponibilidade para o uso do celular? Este é um tema que vem sendo reconhecido pela literatura científica e o principal objetivo é que esse tipo de comportamento não seja mais um ponto negativo no momento de avaliar o fim do relacionamento.

Referências:
MC DANIEL , B. T.; CO YNE , S. M. Technoference: the interference of technology in couple relationships and implications for women's personal and relational well-being. Psychology of Popular Media Culture, 2014.
ROBERT S, J. A.; DAVID, M. E. My life has become a major distraction from my cell phone: partner phubbing and relationship satisfaction among romantic partners. Computers in Human Behavior, v. 54, 2016.

ACERVO PESSOALvgor Lins Lemos é doutorando em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Avançada pela Universidade de Pernambuco (UPE). É psicoterapeuta cognitivo-comportamental, palestrante e pesquisador das dependências tecnológicas. E-mail: igorlemos87@hotmail.com

Fonte: Psique
Disponível em: <http://portalcienciaevida.uol.com.br/esps/Edicoes/119/artigo366718-1.asp>. Acesso em: 15 dez. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.