Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Carapicuíba avança na Atenção à Saúde Mental


A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria da Saúde, prepara-se para implantar no município a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), projeto do Ministério da Saúde, que visa ampliar o atendimento a pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de drogas ilícitas.  
Atualmente, Carapicuíba conta com um Pronto Atendimento Psiquiátrico na Cohab II e três CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) na Vila Cretti, bairro próximo à região central. Com os recursos da RAPS, estes serviços serão modificados, além disso será implantada a Residência Terapêutica. Trata-se de uma casa destinada a pessoas que permaneceram afastadas do convício social devido a longas internações psiquiátricas e encontram-se impossibilitadas de retornar às suas famílias.
O prefeito Sergio Ribeiro afirma que a Administração tem aproveitado todas as oportunidades para trazer recursos dos governos Federal e Estadual para melhorar o atendimento à saúde da população.
Endereços dos CAPS existentes (todos na Vila Cretti):
CAPS I (Infantil) – para atendimento de crianças - R. José Fernandes Teixeira, 510
CAPS II (Adulto) - para atendimento de adultos que necessitam de acompanhamento terapêutico - Endereço: Rua Maria Catur, 78
CAPS AD II (Alcool e Drogas) - para atendimento de adultos que necessitam de acompanhamento terapêutico na recuperação do uso de álcool  drogas - R. José Fernandes Teixeira, 500
Pronto Atendimento Psiquiátrico – Av. São Paulo Apóstolo nº 410 – Cohab II
Atendimento emergencial de pacientes em surtos psiquiátricos.
 Alterações em fase de implantação:
Transformação do CAPS AD II em CAPS AD III – A unidade que atualmente funciona das 7h às 17h terá atendimento 24 horas, para o acompanhamento terapêutico de pacientes que já se tratam na unidade  e necessitem dormir no local.
Criação do CAPS AD Infanto Juvenil – Carapicuíba vai ganhar mais um Centro para atender crianças e adolescentes com transtornos por uso de Álcool e Droga.

Fonte: Prefeitura de Carapicuíba

Residência Terapêutica – Esse dispositivo é central no processo reinserção social de ex-internos de hospitais psiquiátricos. A casa é mantida com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.