Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013

LOUCURA – Os Insênicos apresentam sua visão do que é o amor

Em 2010, a partir das oficinas do projeto Em Cena Insanidade, idealizado pela atriz e psicóloga Renata Berenstein, surgiu o grupo Os Insênicos, formado por 14 atores portadores de transtornos mentais. Nesta terceira montagem, Balada de Amor, dirigida por Renata Berenstein e Laili Flórez, com o acompanhamento da psicóloga Milena Marinho, o elenco partiu do questionamento de “O que é o amor?”. A partir de improvisações e da partilha de experiências próprias, o resultado é um espetáculo em três narrativas distintas que misturam ficção e realidade. Humor, poesia e drama dão o tom da peça, que incorpora a estética e a musicalidade do brega. “O diferencial dessa vez é não enfatizar a questão do transtorno mental, mas sim as relações amorosas vivenciadas pelos personagens e pelos próprios atores. A ideia é aproximar o público do elenco, pois, no fundo, todos fazemos as nossas loucuras de amor”, diz Laili Flórez.Teatro Vila Velha (Cabaré dos Novos)
Fonte: Agenda Cultural Bahia

Manuel Desviat, referência mundial em saúde mental, confirma presença em congresso na Unicentro

O II Congresso Internacional de Saúde Mental, promovido pelo Departamento de Psicologia, do Campus Irati, da Unicentro, tem confirmada a presença do espanhol Manuel Desviat, considerado uma das referências mundiais na discussão sobre reestruturação da atenção em saúde mental. Manuel Desviat é médico psiquiatra dos “Servicios de Salud Mental”, Hospital Universitario La Paz em Madrid, Espanha. Foi presidente da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria (1997-1993), período no qual fundou e editou as revistas Psiquiatria Pública e Revista da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria. Foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a área da saúde mental e é considerado um personagem fundamental no processo de reestruturação da assistência em saúde mental na Espanha. É também autor do livro “A reforma psiquiátrica”, editado no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz.

Sua participação no congresso ocorrerá através de um mini-curso, ministrado no dia 07 de agosto, no período da tarde, onde discutirá sobre a necessidade e as problemáticas da psicopatologia no campo da saúde mental. Ele irá proferir, ainda, a conferência de abertura do congresso.
A coordenação do evento lembra que a submissão de trabalhos para o congresso, nas modalidades resumo e trabalho completo, poderá ser realizada até o dia 10 de junho, através do site do evento: http://eventos.unicentro.br/cis2013
 
Fonte: Unicentro Paraná
 

V SIMPÓSIO DE Psicossomática Psicanalítica

Encontros sobre temas das áreas de Arquivo e Patrimônio, História e Memória

O quê: Políticas de preservação; apresenta as políticas de preservação com foco na missão institucional de administração de acervos culturais, que visam à sua identificação, proteção, valorização, difusão e acessibilidade. Com Gina Machado, bacharel pela Escola.
de Sociologia e Política e pós-graduada em Ciências Sociais pela USP.
Quando: Dia 4/6,  terça, das 14h às 17h. Inscrições a partir do dia 24/5, com início às 14h, pelo Portal Sesc ou nas Unidades do Sesc do Estado de São Paulo. Cancelamentos podem ser feitos em até 48 horas antes da atividade.
Onde: Centro de Pesquisa e Formação (Rua Pelotas, 141, 5º andar, Torre A, Ana Rosa | São Paulo – SP)
Informações: (11) 5080.3057 | centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br
 
Fonte: IBRAM

Saúde mental é tema de 4º fórum de capacitação de profissionais

“Saúde Mental” é o tema do 4º Fórum do Centro de Orientação Psicopedagógico (Compp) a realizar-se nesta quarta-feira (29), das 9h às 12h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), com palestra do psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cesar de Farias Costa. 
O fórum é realizado mensalmente, por meio de palestras cujo objetivo é capacitar os profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) para melhorar o desempenho das atividades do dia a dia.
A coordenadora da Central de Competências em Gestão de Processos da Subsecretaria de Planejamento, Regulação, Avaliação e Controle (Suprac), Márcia Blumm, informa que os fóruns são projetos realizados em parceria com a Gerência de Educação (GES), Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação dos profissionais de Saúde (Dipdema), Subsecretaria de Gestão do Trabalho Educação em Saúde (Sugetes), Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) – responsável pela certificação dos participantes – com os Núcleos de Educação Permanente em Saúde (Neps).
“Em 2012 foram realizados 11 fóruns temáticos na Administração Central e o sucesso de participação dos servidores fez com que nós ampliássemos para as Coordenações Gerais de Saúde por meio dos Neps”, relata Márcia Blumm.
Para este ano, está prevista a realização de 22 fóruns temáticos. Cada mês uma regional de Saúde promoverá o seu fórum, informa a coordenadora.
 
 
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
 
 

X ENCONTRO CATARINENSE DE SAÚDE MENTAL e I ENCONTRO NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO, ARTE E SAÚDE

25 a 27 de agosto, em Florianópolis, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
O X ECSM acolhe, este ano, o I ENHAS, que reunirá profissionais, estudantes, usuários do sistema de saúde, familiares e outros interessados em Humanização, uso da Arte e da associação destes com a promoção da saúde e do bem estar. Iniciativa pioneira, atendendo à necessidade de um espaço onde a arte, a humanização e a saúde sejam vivenciados, discutidos, debatidos e apresentados, em relação com um congresso já consolidado, como o ECSM.
O evento combinará modalidades acadêmicas típicas dos congressos científicos com intervenções artísticas e culturais oferecidas po estudiosos e práticos de experiências com arte e humanização na saúde.
Inscrições, já abertas, com descontos para inscrições antecipadas e para associados da Abrasme. Inscrições de trabalhos começam na ultima semana de maio. Consulte o site
Informativo Oficial da Associação Brasileira de Saúde Mental SC – ABRASME SC.
Coordenação Editorial: Walter Ferreira de Oliveira.
Contato e-mail: saudemental@contato.ufsc.br
Site Abrasme: www.abrasme.org.br

A pobreza leva à loucura

Estudos estabelecem relação direta entre a desigualdade social e a incidência de doenças mentais nos desassistidos.
Na Londres do século XIX, Charlie Chaplin viveu uma infância atormentada pela pobreza e a instabilidade
familiar. O ícone do cinema mudo perdeu o pai para o alcoolismo e acompanhou o declínio mental da mãe em meio à miséria. Embora evidências recentes sugiram que a “loucura” de Hannah Chaplin tenha sido causada pela sífilis, o comediante registrou em sua autobiografia que os problemas mentais da matriarca, surgiram porque ela passava fome para que os filhos pudessem comer.
Ainda que cientificamente incerto, o caso é um exemplo longínquo da relação entre pobreza e transtornos mentais, estudada ao menos a partir dos anos 1930. Desde então, surgiram pesquisas mais contemporâneas, entre elas uma análise que transplanta essa correlação ao Brasil. Feita em 2013 com dados do Censo do IBGE de 2010, um levantamento da ONG Meu Sonho Não Tem Fim indica que das mais de 2,4 milhões de pessoas com problemas mentais permanentes acima de 10 anos no Brasil, 82,32% são pobres.
Dentro desta proporção, 36,11% não possuíam rendimentos mensais e 46,21% viviam com até um salário mínimo. Outras 15,49% estavam na faixa entre um e cinco salários e apenas 2,19% recebiam acima desse patamar. “É preciso considerar que esses problemas também são causados por aspectos como a genética, mas a falta de uma alimentação mínima pode contribuir para o aparecimento de doenças que afetam o desempenho mental”, afirma Alex Cardoso de Melo, responsável pela pesquisa e idealizador da ONG, focada em trabalhos educativos com populações carentes.
A ideia de traçar a relação entre pobreza e problemas mentais no Brasil, diz Melo, surgiu após a divulgação de um estudo de 2005 de Christopher G. Hudson, Ph.D em politicas de saúde mental. O trabalho analisou dados de 34 mil pacientes com duas ou mais hospitalizações psiquiátricas em Massachusetts, nos Estados Unidos, entre 1994 e 2000. E concluiu que condições econômicas estressantes, como desemprego e impossibilidade pagar o aluguel, levam a doenças mentais. E mais: a prevalência destas enfermidades nas comunidades ricas analisadas foi de 4%, contra 12% nas mais pobres.
Os estudos sobre o tema percorrem as décadas e suas conclusões são similares nestes períodos, descobriu o doutor em Psicologia Fernando Pérez del Río, do projeto Homem de Burgos, na Espanha. No estudoMargens da Psiquiatria: Desigualdade Econômica e Doenças Mentais, ele analisou mais de 20 levantamentos sobre o tema e reuniu as principais conclusões.
Entre elas, está a de que em países desenvolvidos como EUA e Reino Unido existem mais doentes mentais, proporcionalmente, que na Nigéria, Dinamarca, Noruega e Suécia. E que estudos estabelecem uma relação entre o grau interno desigualdade econômica de um país como condicionante direta da saúde mental de seus cidadãos.
Exemplo disso é o estudo The Distribution of the Common Mental Disorders: Social Inequalities in Europe, de 2004. O documento, citado por Del Río, indica que dos 20% da população europeia de baixa renda, 51% possuem algum transtorno menta­l grave. São pessoas que, devido a suas dificuldades de adap­tação social, acabam condenadas a trabalhar em condições precárias e com salários insuficientes, levando a má nutrição e à manutenção do circulo de pobreza e exclusão.
A integração social, por outro lado, é determinante para o acesso dos cidadãos aos seus direitos e a suas expectativas de futuro. “Ser pobre em uma sociedade rica pode ser ainda mais danoso à saúde que o ser em uma área de extrema miséria”, conta Del Rio, a CartaCapital. “É obviamente muito difícil trabalhar a frustração em uma sociedade rica, onde as expectativas são mais altas e se deprecia o fracasso.” Algo que pode ser retratado por um estudo da Organização Mundial da Saúde de 2004, no qual foi identificada a prevalência de 4,3% de transtornos mentais na conturbada Xangai, na China, contra 26,4% nos EUA.
Del Río destaca, em seu estudo, que os problemas de saúde de uma população também estão ligados a forma como a desigualdade de poder econômico e social condiciona as políticas públicas. “As doenças mentais são uma construção social. A desigualdade torna as sociedades mais classistas, o que significa que as origens familiares interferem mais nas posições sociais, o que implica na transmissão intergeracional da pobreza”, diz a CartaCapital.
Sob esse ângulo, revelam os estudos, países com menos diferenças econômicas entre seus habitantes possuem os cidadãos mais sãos. Enquanto nações com políticas neoliberais mais agressivas e individualistas estariam mais sujeitas a problemas mentais por retratar as pessoas necessitadas como “parasitas sociais”. Um cenário que reforçaria ansiedades e os níveis de estresse, favorecendo o aumento destas doenças.
No artigo The Culture of Capitalism, Jonathan Rutherford, docente de Estudos Culturais da Universidade de Middlesex, na Inglaterra, acrescenta que uma sociedade desigual é mais violenta, pois não dá o apoio correto aos seus cidadãos. O que evidencia uma vulnerabilidade capaz de gerar ansiedades. E isso pode piorar com a crise mundial e os cortes de benefícios sociais na Europa, defende Del Río. “Hoje a situação é pior, pois está se produzindo um corte das ajudas, que levam as pessoas a situações limites.”
 
Fonte: Revista Carta Capital
 

PRIMEIRO COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT

Mais informações: http://foucaultjudicializacao.com.br/

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TRABALHOS ESCRITOS E PUBLICADOS SOBRE JULIANO MOREIRA

O  Memorial Prof. Juliano Moreira, disponibiliza através do site do Hospital Juliano Moreira (Salvador-Ba), uma lista de referências contendo documentos, trabalhos e noticias sobre o Hospital Juliano Moreira, antigo Asilo São João de Deus. 
No mesmo site ainda é possível ter acesso a um levantamento de trabalhos escritos pelo médico baiano Juliano Moreira, além de trabalhos e noticias publicadas sobre ele. 

Hosp. Juliano Moreira-Asilo São João de Deus: http://www.saude.ba.gov.br/hjm/index.php?option=com_content&view=article&id=291&Itemid=196

Trabalhos Escritos por Juliano Moreira: http://www.saude.ba.gov.br/hjm/index.php?option=com_content&view=article&id=253&Itemid=193

Trabalhos e Noticias publicas sobre Juliano Moreira: http://www.saude.ba.gov.br/hjm/index.php?option=com_content&view=article&id=254&Itemid=194

Endereços de serviços relacionados ao campo da saúde mental - Bahia

Espaço virtual no site do Hospital Juliano Moreira (Salvador-Ba),  que visa à divulgação de endereços de serviços relacionados direta ou indiretamente ao campo da saúde mental na Bahia. Acredita-se que este tipo de instrumento é fundamental para a devida articulação da rede que, por sua vez, é imprescindível na garantia da continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
Por conta da grande dificuldade na obtenção de informações precisas e das constantes mudanças sofridas pelos serviços, necessitamos da colaboração de todos para uma efetiva atualização destes endereços. Assim, solicitamos a todos que colaborem com críticas, sugestões, correções e atualizações enviando suas mensagens para: sdsaude.hjm@gmail.com Este espaço eletrônico, portanto, expressa o respeito dos profissionais desta instituição para com os usuários que aqui chegam solicitando nossa ajuda e com os nossos colegas de profissão.  

LIVROS PARA DOWNLOAD GRATUITO

O site www.portaldapesquisa.com.br disponibiliza livros para download completo na área de Ciências da Saúde, através do link: Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia.
O MemorialJM-Biblioteca disponibiliza 11 computadores para pesquisa, de seg. a sexta das 7 ás 16:00 h. 
Obs.: 
O Portal só pode ser acessado em um computador conectado a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Dar sua residência, por exemplo, o acesso não é permitido.
Mais informações:
Memorial Prof. Juliano Moreira- Biblioteca
Tel.: (71) 3103-3947
Site:www.saude.ba.gov.br/hjm
Blog: www.memorialprofjulianomoreira.blogspot.com
Facebook: facebook.com/memorialjm
LISTA DE TÍTULOS DISPONÍVEIS NO PORTAL:
 
  • 1800 Testes em Ginecologia e Obstetrícia  
  • A Enfermagem na Cardiologia Invasiva  
  • A Faculdade de Medicina Primaz do Rio de Janeiro - em Dois dos
  • Cinco Séculos de História do Brasil  
  • A Grávida: Suas Indagações e as Dúvidas do Obstetra  
  • A Importância dos alimentos vegetais na proteção da saúde: fisiologia da nutrição protetora e preventiva de enfermidade degenerativas  
  • A Natureza do Amor: Conhecendo os Sentimentos para Vivê-los Melhor  
  • A RESSURREIÇÃO DO SELF - baseado num diário de Marion Milner 
  • ABC da Ressuscitação (RCP-ABC): Adulto e Pediátrico  
  • Abdome Agudo - Clínica e Imagem  
  • Acesso ao Esôfago Torácico por Transecção Mediana do Diafragma  
  • Administração em Laboratórios Clínicos (SÉRIE PROAHSA DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE)  
  • Adoecer - As Interações do Doente com Sua Doença  
  • Adoecer: as interações do doente com sua doença  
  • ADOLESCÊNCIA - Uma Abordagem Prática  
  • Adolescência: Prevenção e Risco  
  • AFECÇÕES CIRÚRGICAS DO PESCOÇO  
  • ALEITAMENTO MATERNO  
  • Aleitamento Materno: Um Guia para Pais e Familiares  
  • Aleitamento materno: um guia para pais e familiares  
  • ALERGIA ALIMENTARES - TENTANDO ENTENDER POR QUE EXISTEM PESSOAS SENSÍVEIS A DETERMINADOS ALIMENTOS  
  • Alergia e Imunologia na Infância e na Adolescência  
  • Alergia e imunologia na infância e na adolescência  
  • ALIMENTOS COM ALEGAÇÃO DIET OU LIGHT - Definições, Legislação e Orientações para Consumo  
  • Anais - 41° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica  
  • Anestesia Ambulatorial  
  • ANESTESIA PARA PACIENTES COM OBESIDADE MÓRBIDA - Volume X (Série Atualização em Anestesiologia)  
  • Anestesia Pediátrica  
  • Anestesia Peridural - Atualização e Perspectiva  
  • Anestesiologia  
  • Anticoagulação em Cardiologia (COLEÇÃO LIVRO DE CARDIOLOGIA DE BOLSO) 
  • Anticoncepção: Aspectos Contemporâneos  
  • Aplicações Clínicas da Urodinâmica  
  • Arritmias Cardíacas (Série Clínica Médica Ciência e Arte) 
  • Aspectos Técnicos em Cirurgia  
  • Assistência ao Recém-Nascido - Normas e Rotinas  
  • Assistência de Enfermagem em Ortopedia e Traumatologia  
  • Assistência em Estomaterapia: Cuidando do Ostomizado  
  • Atividade Física em Cardiologia (COLEÇÃO LIVRO DE CARDIOLOGIA DE BOLSO)  
  • ATLAIDS - Atlas de Patologia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids/HIV)  
  • Atlas de Cirurgia do Fígado  
  • ATLAS DE DST- Guia Prático e Dificuldades no Diagnóstico  
  • Atlas de Marcapasso: A Função Através do Eletrocardiograma
  • Atlas de Morfologia Espermática
  • Atlas de Ultra-som Fetal Normal e Malformações
  • Atualidades em Doenças Infecciosas: Manejo e Prevenção (Série Atualizações Pediátricas)  
  • Atualizações Diagnósticas e Terapêuticas em Geriatria  
  • Atualizações em Terapia Intensiva Pediátrica  
  • Audiologia Clínica (Série Otoneurológica)  
  • Aulas em Endocrinologia  
  • AVALIAÇÃO CLÍNICA E DA APTIDÃO FÍSICA DOS ATLETAS PARAOLÍMPICOS BRASILEIROS - Conceitos, Métodos e Resultados /
  • CLINICAL EVALUATION AND ASSESSMENT OF THE FITNESS OF THE BRAZILIAN PARALYMPIC ATHLETES - Concepts, Methods and Results  
  • Avaliação Clínico-neurológica de Recém-nascidos Subnutridos e Normais e seu Desenvolvimento  
  • Avaliação de Risco Cirúrgico e Cuidados Perioperatórios (COLEÇÃO LIVRO DE CARDIOLOGIA DE BOLSO)  
  • Bases Moleculares da Biologia, da Genética e da Farmacologia (Clínica Médica - Medicina Celular e Molecular)  
  • Bases Moleculares da Ginecologia (Clínica Médica - Medicina Celular e Molecular)  
  • Bases Moleculares das Doenças Cardiovasculares: a Interação entre a Pesquisa e a Prática Clínica 
  • Bases Psicoterápicas da Enfermagem
  • Biologia do Sexo  
  • Bloqueadores Neuromusculares em Anestesia e Terapia Intensiva  
  •  Botânica Aplicada ao Controle de Qualidade de Alimentos e de Medicamentos  
  • BRONCOSCOPIA - Diagnóstica e Terapêutica  
  • Cabelo: Tudo o que Você Precisa Saber  
  • CARCINOMA HEPATOCELULAR - Dos fatores de risco ao tratamento  
  • Cardiogeriatria (COLEÇÃO LIVRO DE CARDIOLOGIA DE BOLSO)  
  • Cardiologia no Internato - Bases Teórico-Práticas  
  • Cardiologia para o Clínico Geral  
  • Cardiologia Preventiva - Prevenção Primária e Secundária  
  • Cardiomiopatias: Dilatada e Hipertrófica (COLEÇÃO LIVRO DE CARDIOLOGIA DE BOLSO)  
  • Cardiopatias Congênitas no Recém-Nascido - Diagnóstico e Tratamento  
  • CASOS CLÍNICOS DE ENDOCRINOLOGIA  
  • Casos Clínicos Otoneurológicos Típicos e Atípicos (Série Otoneurológica)  
  • Cinesiologia Clínica e Funcional  
  • Cirurgia Ambulatorial  
  • Cirurgia Cardiovascular (CLÍNICA BRASILEIRA DE CIRURGIA - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES)  
  • Cirurgia do Trauma: Condutas Diagnósticas e Terapêuticas  
  • Cirurgião-Dentista Guia A-Z de Sobrevivência na Era dos Planos de Saúde  
  • 85-7379-676-6  2006  Clínica Médica: Medicina Celular e Molecular - Volume 3: Bases
  • Moleculares da Nefrologia  
  • COAGULAÇÃO: Interpretação Clínica dos Testes Laboratoriais de Rotina  
  • Coleção Psicologia do Esporte e do Exercício - Volume 2 - Aspectos Psicológicos do Rendimento Esportivo  
  • Coleção Psicologia do Esporte e do Exercício - Volume 3 - Futebol, Psicologia e a Produção do Conhecimento  
  • Coloproctologia : princípios e práticas
  • Coloproctologia: Princípios e Práticas  
  • Complicações em Cirurgia do Aparelho Digestivo  
  • CONDUTAS EM CIRURGIA - Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina - UNIFESP
  • Condutas em Cirurgia Gástrica, Biliar, Hepática, Pancreática, Endócrina e Esofagiana  
  • Condutas em Infectologia  
  • Condutas em Pacientes Cirúrgicos: para Residentes e Estudantes, Volume 1  
  • Construindo Escolas Promotoras de Saúde  
  • CUIDANDO DA PESSOA COM PROBLEMAS RELACIONADOS COM
  • ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS - Vol.1 (Coleção Guia para a Família) 
  • CÂNCER DO PULMÃO  
  • Deficiência Auditiva: Como Evitar e Cuidar  
  • Dependência de Drogas  
  • Depressões em Medicina Interna e em Outras Condições Médicas -Depressões Secundárias  
  • DERMATOSCOPIA - APLICAÇÃO CLÍNICA E CORRELAÇÃO HISTOPATOLÓGICA  
  • Diabetes Mellitus - Clínica, Diagnóstico - Tratamento Multidisciplinar  
  • Diagnóstico e Tratamento dos Tumores de Cabeça e Pescoço  
  • Diagnóstico e Tratamento em Neonatologia  
  • Dicionário Brasileiro de Nutrologia  
  • Dicionário de Ciências Biológicas e Biomédicas
  • Dilemas Modernos: Drogas, Família e Adolescência
  • DINÂMICA CARDIOVASCULAR - Do Miócito à Maratona  
  • DISFUNÇÃO SEXUAL MASCULINA: Tudo o que você e ela gostariam de saber  
  • Do Mito ao Pensamento Científico - A Busca da Realidade, de Tales a Einstein  
  • Doença Cardiovascular no Climatério  
  • DOENÇA CARDIOVASCULAR, GRAVIDEZ E PLANEJAMENTO FAMILIAR  
  • DOENÇA DE PARKINSON - Prática Clínica e Terapêutica (Série Neurologia - Diagnóstico e Tratamento)  
  • DOENÇAS DA PLEURA  
  • DOENÇAS DA TIREÓIDE (Clínica Médica)  
  • Doenças do Fígado e Vias Biliares  
  • Doenças do Fígado e Vias Biliares  
  • Doenças Exantemáticas em Pediatria e Outras Doenças Mucocutâneas  
  • Doenças Pulmonares em Pediatria - Diagnóstico e Tratamento
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis  
  • Doenças Transmitidas e Causadas por Artrópodes  
  • DOR e SAÚDE MENTAL  
  • Educação da Voz Falada: A Terapêutica da Conduta Vocal  
  • EL TRASPLANTE HEPÁTICO EM EL COMIENZO DEL MILENIO  
  • Eletrofisiologia cardíaca na prática clínica  
  • Embriologia Humana  
  • Emergências pediátricas  
  • Endocrinologia Ginecológica - Aspectos Contemporâneos  
  • Endocrinologia Pediátrica (Série Atualizações Pediátricas)  
  • Endodontia em Sessão Única - Mito ou Realidade? (Série Endodontia ABEN/SP)  
  • Enfermagem Assistencial no Ambiente Hospitalar - Realidade, Questões, Soluções  
  • Enfermagem e Campos de Prática em Saúde Coletiva : Realidade, Questões e Soluções  
  • Enfermagem Fundamental: Realidade, Questões, Soluções (SÉRIE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM)  
  • Enfermagem nas Unidades de Tratamento por Imagem - Aspectos Fundamentais  
  • 85-7379-764-9  2000  Enfermagem nos Métodos Dialíticos nas Unidades de Terapia Intensiva - UTI  
  • Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental na Prática  
  • Ensinando e Aprendendo um Novo Estilo de Cuidar  
  • Entendendo as Tonturas - O Que Você Precisa Saber Sobre os Distúrbios de Labirinto  
  • Entomologia Médica e Veterinária  
  • Envelhecimento: Prevenção e Promoção da Saúde  
  • Epidemiologia dos Agravos à Saúde da Mulher  
  • Equilíbrio Hidreletrolítico e Reposição Volêmica em UTI
  • Esclerose Múltipla no Brasil - Aspectos Clínicos e Terapêuticos  
  • Estimulação Elétrica Funcional - FES e Reabilitação  
  • Estratégias Terapêuticas em Otoneurologia (Série Otoneurológica)
  • Evocações  
  • Faculdade de Medicina da UFRJ: Transformações Social, Política, 8  Tecnológica e Evolução  
  • FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA CARDIOVASCULAR 
  • Farmacêuticos em Oncologia - Uma Nova Realidade  
  • Fisiologia Dinâmica - Texto Básico para os Cursos de Ciências Biológicas  
  • Fisiologia Dinâmica Texto Básico para os Cursos de Ciências Biológicas  
  • Fisiopatologia Cardiovascular - Vol. 1 (Série Fisiopatologia Clínica)  
  • Fisioterapia Intensiva  
  • Fisioterapia nas Demências  
  • Fitohormônios - Abordagem Natural da Terapia Hormonal  
  • Formulário de Prescrição Fitoterápica  
  • Fundamentos de Anatomia para o Estudante de Odontologia 
  • Fundamentos de Psicofarmacologia  
  • Fundamentos e Prática em Hospital-dia e Reabilitação Psicossocial
  • Genômica  
  • Ginecologia Baseada em Evidências  
  • Ginecologia Baseada em Evidências  
  • GINECOLOGIA FUNDAMENTAL  
  • Grande Dicionário Ilustrado Inglês-Português de Termos Odontológicos e de Especialidades Médicas  
  • Guia Básico de Terapia Nutricional - Manual de Boas Práticas  
  • GUIA DE COMPRAS MÉDICO-HOSPITALARES PARA ENFERMAGEM - vol. 2 (Coleção Ajudando a Enfermagem)  
  • GUIA DE MEDICAMENTOS EM ENFERMAGEM
  • Hemorragia Digestiva Alta: Diagnóstico e Tratamento (Clínica Brasileira de Cirurgia - Colégio Brasileiro de Cirurgiões)  
  • Hidroginástica: Novas Abordagens  
  • Hipertensão Arterial - Conceitos Práticos e Terapêutica  
  • Hipertensão Arterial na Prática Clínica
  • Hipertermia Maligna
  • HIPNOSE - Considerações Atuais  
  • Hipnose na Prática Clínica  
  • Histologia - Conceitos Básicos dos Tecidos
  • História da Faculdade de Medicina - USP: Reminiscências, Tradição, Memória de Minha Escola  
  • HPV na Prática Clínica  
  • ICFEN - Insuficiência Cardiaca com Fração de Ejeção Normal
  • Importância de Alimentos Vegetais na Proteção da Saúde:
  • Fisiologia da Nutrição Protetora e Preventiva de Enfermidades Degenerativas  
  • Imunizações - Fundamentos e Prática  
  • Imunologia da Mucosa Intestinal: da Bancada ao Leito  
  • Incontinência Urinária na Mulher (CLÍNICAS BRASILEIRAS DE UROLOGIA)  
  • Indução da Ovulação  
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis na Gravidez  
  • INFERTILIDADE MASCULINA  
  • Insuficiência Renal Aguda em UTI  
  • Intervenciones Cardiovasculares - SOLACI  
  • La Neurología que todo médico debe saber  
  • Legislação Médica
  • Leite Materno: Como Mantê-lo Sempre Abundante
  • Lesões das Valvas Cardíacas - do Diagnóstico ao Tratamento
  • Manual de Anestesia em Obstetrícia: Teoria,  
  • Manual de Anotação de Enfermagem  
  • MANUAL DE ASSISTÊNCIA AO PARTO  
  • Manual de Cardiologia - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP  
  • Manual de Cirurgia do Hospital Universitário da USP - Diagnóstico e Tratamento  
  • Manual de Citologia e Histologia Para o Estudante da Área da Saúde  
  • Manual de Clínica em Psiquiatria  
  • MANUAL DE CONDUTAS EM OBSTETRÍCIA Manual de Condutas em Obstetrícia  
  • Manual de Dermatologia  
  • MANUAL DE DIETOTERAPIA E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL - Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração - HCFMUSP  
  • Manual de Eletroneuromiografia e Potenciais Evocados Cerebrais para a Prática Clínica  
  • Manual de Exames de Escarro com Estudo das Secreções das Vias Aéreas Superiores (Série Manuais Práticos de Exames de Laboratório Clínico - Professor E.P.Vallada)  
  • Manual de Gestão Hospitalar do CQH: Livro de Casos Práticos 
  • Manual de Medicina do Esporte: do Problema ao Diagnóstico  
  • MANUAL DE MEDIDA ARTICULAR  
  • Manual de Nutrição Oncológica - Bases Clínicas  
  • Manual de Periodontia 
  • Manual de Procedimentos e Assistência de Enfermagem  
  • Manual de Tomografia Computadorizada (SÉRIE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA MÉDICA)  
  • Manual Prático em Cardiologia - SOCESP  
  • Manual Teórico de Anestesiologia para o Aluno de Graduação  
  • MAPA - Monitorización Ambulatorial de la Presión Arterial  
  • Medicamentos em Neonatologia  
  • MEDICINA MATERNO-FETAL  
  • Medicina Nuclear Aplicada à Cardiologia (COLEÇÃO LIVRO DE CARDIOLOGIA DE BOLSO) 
  • Medicina Nuclear em Cardiologia - da Metodologia à Clínica  
  • MEDICINA TROPICAL  
  • MEDICINA, SAÚDE E SOCIEDADE  
  • Memória (Série Usando a Cabeça)  
  • Metais - Gerenciamento da Toxicidade  
  • METODIZAÇÃO CIRÚRGICA - CONHECIMENTO E ARTE  
  • Microbiologia para o Estudante de Odontologia  
  • MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA  
  • Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial - 3a edição  
  • Monitorização da Mecânica Respiratória  
  • Monitorização Hemodinâmica em UTI - Volume I - Básico  
  • Monitorização Hemodinâmica em UTI - Volume II - Avançado 
  • Nem só de Ciência se Faz a Cura  
  • Neuroemergências  
  • NUTRIÇÃO - Casos Clínicos e Questões de Múltipla Escolha  
  • Nutrição - Fundamentos e Aspectos Atuais  
  • NUTRIÇÃO DO RECÉM-NASCIDO  
  • Nutrição e Doenças Cardiovasculares - Prevenção Primária e Secundária
  • Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora  
  • Nutrição em Cirurgia  
  • Nutrição Humana - Auto-avaliação e Revisão  
  • Nutrição no Envelhecer  
  • Nutrição Parenteral e Enteral em UTI  
  • O CORAÇÃO SENTE, O CORPO DÓI - Como reconhecer e tratar a fibromialgia  
  • O Cotidiano da Prática de Enfermagem Pediátrica  
  • O Doente Cirúrgico na UTI  
  • O Fígado Sofre Calado  
  • O Fígado Sofre Calado  
  • O Idealismo de um Presidente  
  • O Jogo Cósmico: Explorações das Fronteiras da Consciência Humana  
  • O Leite Humano e sua Importância na Nutrição do Recém-Nascido Prematuro  
  • O Livro das Cefaléias  
  • O LIVRO DE CONCURSOS EM ODONTOLOGIA - 500 questões - Revisão de Conhecimentos para Concursos e Provas de Especialidade  
  • O Livro de Estímulo à Amamentação: Uma Visão Biológica, Fisiológica e Psicológica - Comportamental da Amamentação  
  • O Médico, Seu Paciente e a Doença  
  • O Mestre César Pernetta (ensaio biográfico)  
  • O Milagre das Plantas  
  • O nascituro  
  • OBSTETRÍCIA - Testes Selecionados para o TEGO  
  • Organização de Serviços em Pediatria
  • Os Paulino - 200 anos de ética 100 anos de cirurgia  
  • Osteoporose Masculina
  • OTONEUROLOGIA ILUSTRADA 
  • Otorrinolaringologia - Clínica e Cirúrgica  
  • PARAOLIMPÍADAS SIDNEY 2000 - Avaliação e Prescrição do Treinamento dos Atletas Brasileiros  
  • Parasitologia Clínica - Seleção de Métodos e Técnicas de Laboratório para o Diagnóstico das Parasitoses Humanas  
  • Patologias Neurológicas da Infância e Adolescência: Aspectos Práticos 
  • PEDIATRIA ESSENCIAL  
  • Pneumologia Clínica e Cirúrgica  
  • Por Que a Gravidez Não Vem?  
  • PRÁTICA A CAMINHO DA SENECULTURA - Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial (GAMIA) - Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo  
  • Prática da Pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais - Abordagem Sociopoética (Série ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM - 3)  
  • Prática Pediátrica  
  • Prática Pneumológica - 101 Casos Selecionados do Dia-a-Dia 
  • Práticas de Nutrição Pediátrica  
  • Pré-Natal Humanizado: Gerando Crianças Felizes  
  • Prevenção das Doenças do Coração - Fatores de Risco  
  • Prevenção de Contágios nos Atendimentos Odontológicos: Novos Paradigmas e Protocolos de Procedimentos  
  • Primeiros Socorros - Fundamentos e Práticas na Comunidade, no Esporte e Ecoturismo  
  • Problemas Complejos en Cirugía Abdominal  
  • PROCEDIMENTOS ESPECIALIZADOS DE ENFERMAGEM - Departamento de Enfermagem do Hospital das Clínicas, UNICAMP  
  • PROGRAMA DE CONTROLE DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO MÉDICO-HOSPITALAR - Manual de Orientação aos Hospitais Participantes  
  • Promoção da Saúde na Terceira Idade: Dicas para Viver Melhor  
  • Pronto-socorro Cardiológico  
  • Propedêutica das Doenças dos Cabelos e do Couro Cabeludo  
  • Propedêutica e Semiologia em Cardiologia  
  • Psicofisiologia: As Bases Fisiológicas do Comportamento  
  • Psicologia na Fisioterapia  
  • Puericultura - Princípios e Práticas: Atenção Integral à Saúde da Criança  
  • Quadros Clínicos Otoneurológicos Mais Comuns (Série Otoneurológica)  
  • Reabilitação em Doenças Neurológicas - Guia Terapêutico Prático 
  • Reanimação NEONATAL  
  • Reavaliando o Climatério: Enfoque Atual e Multidisciplinar 
  • REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA  
  • Ressecções Intestinais Extensas e Síndrome do Intestino Curto
  • Ressonância Magnética do Sistema Nervoso Central
  • Retroviroses Humanas - Doenças Associadas ao HTLV  
  • RETROVIROSES HUMANAS - HIV/AIDS  
  • Riscos e Prevenção da Obesidade: Fundamentos Fisiológicos e Nutricionais para Tratamento  
  • Riscos e Prevenção da Obesidade: Fundamentos Fisiológicos e Nutricionais para Tratamento  
  • ROTINAS DA ENFERMARIA DE DERMATOLOGIA do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
  • Rotinas das Emergências Cardiovasculares - HOSPITAL PRÓ- CARDÍACO  
  • Rotinas em Gastrenterologia Clínica - Doenças dos Intestinos  
  • ROTINAS HOSPITALARES PARA ENFERMAGEM - vol. 1 (Coleção Ajudando a Enfermagem)  
  • ROTINAS ILUSTRADAS DA UNIDADE CLÍNICA DE EMERGÊNCIA DO INSTITUTO DO CORAÇÃO (INCOR) HCFMUSP  
  • Rouparia Hospitalar: Gestão e Montagem  
  • Sabonetes e Xampus de Uso Dermatológico e Cosmiátrico  
  • Saúde e Cidadania: uma Visão Histórica e Comparada do SUS
  • SAÚDE MENTAL DA MULHER  
  • Saúde Ocupacional: Auto-Avaliação e Revisão  
  • Segurança na Infância e Adolescência (Série Atualizações Pediátricas)  
  • SEMIOLOGIA CARDIOVASCULAR  
  • Semiotécnica do Recém-Nascido  
  • SEPSE Manual  
  • Sepse: manual  
  • Sepsis: Manual  
  • Serpentes Peçonhentas Brasileiras - Manual de Identificação, Prevenção e Procedimentos em Caso de Acidentes  
  • Sexualidade e Saúde Reprodutiva na Adolescência (Série Atualizações Pediátricas)  
  • Síndrome Metabólica - uma Visão para o Clínico  
  • Síndromes Climatéricas (SÉRIE PÓS-GRADUAÇÃO EM GINECOLOGIA - Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP)   
  • Síndromes Coronárias Agudas  
  • Síndromes Isquêmicas Miocárdicas Instáveis
  • Síndromes Neurológicas
  • Situações Psicossociais na Infância e na Adolescência
  • Socorro Doutor! Atrás da barriga tem gente!  
  • Sono: Aspectos Profssionais e Suas Interfaces na Saúde  
  • STENT CORONÁRIO: Aplicações Clínicas  
  • Tabagismo - do Diagnóstico à Saúde Pública
  • Tabela Completa de Calorias para Dietas  
  • Técnicas Avançadas de Cirurgia Laparoscópica  
  • Tecnologia e Enfermagem - Harmonia para a qualidade no desempenho profissional  
  • Terapia Nutricional no Paciente Pediátrico Grave  
  • Terapia Nutricional Parenteral  
  • Terapias Avançadas: Células-tronco, Terapia Gênica e Nanotecnologia Aplicada à Saúde  
  • TERAPÊUTICA EM PEDIATRIA  
  • Terapêutica e Prática Pediátrica  
  • Testes de Função Respiratória - Do Laboratório à Aplicação Clínica com 100 Exercícios para Diagnóstico  
  • Testes Funcionais e Terapêutica Ambulatorial em Endocrinologia  
  • Tomografia Computadorizada de Alta Resolução nas Doenças Difusas Pulmonares - Correlação Anatomopatológica  
  • Tópicos Especiais em Medicina do Esporte (Clínicas Brasileiras de Medicina do Esporte)  
  • Trabalho em Turnos e Noturno na Sociedade 24 Horas  
  • Transradial: Diagnóstico e Intervenção Coronária  
  • Transtornos de Ansiedade  
  • Tratado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia  
  • Tratado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia  
  • Tratado de Clínica Cirúrgica do Sistema Digestório - Vol. 1 - Estômago  
  • Tratado de Clínica Cirúrgica do Sistema Digestório - Vol. 2: - Intestino Delgado  
  • TRATADO DE GERONTOLOGIA - 2 ed. rev. e atual.  
  • Tratado de Hepatites Virais  
  • Tratado de Queimaduras no Paciente Agudo  
  • Tratado de Queimaduras
  • Tratado de Ultrasonido Endoscópico
  • Tratamento Cirúrgico da Insuficiência Coronária  
  • Tratamento Coadjuvante pela Hipnose  
  • Trauma: A Doença dos Séculos  
  • Traumatologia Médico-legal - 500 Questões para Concursos
  • Tuberculose na Infância e na Adolescência  
  • Tuberculose sem Medo  
  • Tuberculose: Do Ambulatório à Enfermaria  
  • Urgências Urológicas (CLÍNICA BRASILEIRA DE CIRURGIA - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES)  
  • Urologia Prática  
  • UTI: Muito Além da Técnica... a humanização e a arte do intensivismo  
  • UTIs Contemporâneas  
  • Vencendo Desafios  
  • Ventilación Pulmonar Mecánica en Pediatría  
  • Vida por um Segundo: Hospital das Clínicas: Uma fotografia dos problemas Sociais e Assistenciais Brasileiros  
  • Vitalidade Fetal - Propedêutica e Avaliação 
  • XENON São Paulo - O Livro de Concursos Médicos do Estado de São Paulo  

E agora, será que sou normal?

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais amplia lista de doenças e cria polêmica

Desde o penúltimo final de semana, um novo rol de doenças mentais passou a existir sem que as pessoas que se encaixam nestas novas categorias sequer se imaginem como portadoras de transtornos psiquiátricos. Foi lançado o DSM-5, sigla para Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, ou Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que determina quais comportamentos humanos devem ou não ser considerados doenças e, por consequência, tratados. 
Em processo de elaboração há cinco anos pela Associação Americana de Psiquiatria, o manual, na sua quinta edição, tem causado polêmica ao determinar o que é normal ou anormal em sociedade. Entre as novas doenças estão o ato de guardar coisas que não usamos mais e das quais não conseguimos nos desfazer; cutucar e provocar feridas na pele; comer muito dentro de um período de duas horas; e não conseguir elaborar o luto pela perda de uma pessoa querida em menos de duas semanas. 
Diante disso, houve reações contrárias de quem menos se esperava, como do autor do penúltimo DSM, o psiquiatra Allen Frances, além do Instituto de Saúde Mental norte-americano, que afirmou que manterá independência em relação ao manual e que baseará seus protocolos e diretrizes em critérios que vão além daqueles usados pelo DSM – atualmente, o manual define um diagnóstico com base, primordialmente, no número e duração dos sintomas observados pelos médicos, algo considerado muito simplista pelos críticos dessa metodologia.
O DSM tem influência mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) se baseia no documento para elaborar sua Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, o CID, adotado pela maioria dos países, entre eles o Brasil. 
Cautela
Para o psiquiatra e diretor do Hospital Nossa Senhora da Luz em Curitiba, Dagoberto Requião, o manual é positivo ao nortear o trabalho do psiquiatra e permitir que comportamentos até então ignorados e causadores de sofrimento passem a ter atenção especializada. Porém, ele afirma que o manual nunca dará conta da diversidade de situações presenciadas em consultório.
“O manual é como um GPS. Ele te dá uma rota, mas pode haver outras. É o médico que decidirá, com base um uma boa entrevista com o paciente, qual é a melhor. O que precisamos ter em mente é que há várias correntes dentro da psiquiatria, e que o manual é reflexo de uma ou algumas, mas que sempre haverá discussão sobre qual é a mais correta”, diz.
Influência do DSM-5 é muito pequena, dizem médicos
Para o presidente da Asso­­ciação Brasileira de Psi­­quiatria, Antônio Geraldo da Silva, o DSM-5 não influenciará o trabalho dos psiquiatras brasileiros, uma vez que o Brasil segue as recomendações do CID-10, e este só adota diretrizes após ouvir profissionais do mundo inteiro, que têm a mesma voz no processo de elaboração do documento. 
“O manual não tem qualquer influência no dia a dia do psiquiatra, e posso garantir que muitos nunca leram e nunca lerão esse manual e continuarão a ser bons profissionais. Ninguém aprende psiquiatria usando o DSM-5 e ninguém faz um relatório médico citando o manual. Nós seguimos o CID-10”, explica.
O médico preferiu não comentar as novas categorias de doenças incluídas no manual, mas afirmou que elas não serão levadas em consideração se os profissionais entenderem que tais comportamentos não causam prejuízo às pessoas. “Isso não é algo que nos preocupa. O que nos interessa é: este comportamento está causando alguma perda na vida familiar, social ou profissional da pessoa? Se sim, vamos intervir e tratar. Se não, qual é o problema?” 
Contexto
De acordo com o psiquiatra do Hospital Nossa Senhora da Graças e supervisor da Residência Médica do Hospital Nossa Senhora da Luz Augusto Canto, o manual precisa ser contextualizado dentro da cultura americana. 
“Ele tem muita influência da cultura médica norte-americana, em que há muitos processos na Justiça con­­tra os profissionais. En­tão, numa tentativa de se proteger, o médico busca ter um embasamento teórico que o proteja, que justifique suas decisões, o que resulta numa categorização excessiva dos pacientes”, diz.
 
Fonte: Gazeta do Povo